Então, neste post, vamos trazer tudo o que você precisa saber sobre esse recurso. Vamos juntos!
O que é Teste A/B
O Teste A/B é uma forma de trazer, em números, qual é o cenário mais atrativo para o público dentro de um site. No caso do e-commerce, deve-se levar em conta o que faz com que esse público se torne seu cliente. Portanto, o foco sempre será em um ambiente que gera mais vendas.
O ideal para aplicar o Teste A/B em um comércio eletrônico é ter duas versões, que devem rodar simultaneamente e por um tempo determinado. Uma delas deve conter o cenário atual da sua loja online, sem alteração. Já a outra, pode ter a variação que você deseja testar.
Como funciona
O Teste A/B não aparece para o consumidor final, ou seja, o público do seu e-commerce. Durante o teste, seu cliente consegue navegar normalmente pelo site, sem nenhuma interrupção.
O que acontece, “por trás das cortinas”, é que 50% da sua clientela verá o cenário A, com a versão original da sua loja. Por outro lado, a parcela de 50% restante terá acesso ao cenário B, com a variação do teste. Esse direcionamento, de quem chegará a qual ambiente, acontece de forma aleatória.
Colocando em prática
Para implantar o Teste A/B há algumas etapas. A primeira é levantar alguns dados de navegação e comportamento do seu cliente. Tais informações podem ser coletadas a partir do Google Analytics, por exemplo.
O próximo passo é escolher qual ponto você quer mudar na sua loja virtual. E então, o teste entra em cena, com todos os processos que já explicamos.
Após o término do teste, os resultados ficam disponíveis nas plataformas Analytics e Optimize, do Google. Esses dados vão indicar qual é o melhor caminho, se é permanecer na versão atual ou se é apostar na mudança.
E as vantagens?
Como você já deve ter percebido, nós adoramos listar as vantagens de cada tema aqui no blog. E com o Teste A/B não será diferente. Por isso, vamos aos benefícios:
1) Aproxima a marca do consumidor
Com todos os dados que são fornecidos pelo Teste A/B, a relação da marca com o cliente cresce cada vez mais. Com isso, você consegue enxergar o que seu consumidor mais gosta dentro do site; assim como. o que tira ele do processo de compra – a temida taxa de rejeição. Quanto mais assertiva for essa interação, mais sucesso seu e-commerce terá.
2) Melhora a experiência do cliente
Por falar em clientela, a experiência dela tende a ser cada vez melhor, colocando o resultado do Teste A/B em prática. Por isso, não se limite a repassar os dados levantados apenas para o setor de Desenvolvimento do seu site. Compartilhe também as informações com os UX Designers, já que eles olham diretamente para a usabilidade da sua loja online.
3) Aumenta as vendas
Como consequência de todo esse processo, o aumento nas conversões, ou seja, o aumento nas vendas, fica mais garantido. Inclusive, um dos números que o Teste A/B fornece é a taxa de conversão em cada cenário do teste. Assim como, é apresentada a porcentagem que cada versão tem de ser a melhor opção para a sua loja.
Vamos dar o start!
Já que chegamos até aqui, está na hora de pôr o Teste A/B em prática. Que tal fazermos isso juntos? Nós adoramos participar de ações que podem evoluir o desempenho da sua loja virtual ❤️. Entre em contato!
Econverse
Telefone: +55 11 5199-4095
Celular: +55 11 99574-1825
E-mail: contato@agenciaeconverse.com.br