21 de novembro, 2022

Saiba como melhorar a taxa de carrinho abandonado

Computador com um carrinho de compras

Muitas lojas podem até ter um bom fluxo de compras, altas taxas de cliques, mas isso não impede que também tenha um número baixo de compras concluídas, isso se caracteriza como abandono de carrinho

Nessa matéria você vai entender de uma vez por todas os motivos desse abandonos, além também de aprender como tentar minimizar o máximo possível esse problema dentro do seu E-commerce 

Homem mexendo no computador

Motivos do abandono

1 – Custo alto do frete

Definitivamente esse é um dos principais motivos que levam as pessoas a não finalizarem a compra. Em vários casos, o valor do frete chega a ter um valor igual ou superior ao do próprio produto, a consequência disso é justamente a não ir adiante com compra, porque se desmotivou ou simplesmente concluiu que não vale a pena. 

2 – Altos custos extras

Quem nunca escolheu o produto que queria, mas na hora do checkout perceber que o custo está mais alto do que aquele visto, isso acontece porque o valor apresentado na vitrine se refere ao produto de uma cor ou tamanhos específicos.

Dessa forma, ao escolher outras possibilidades para o item e ver que o preço subiu, o consumidor tem a sensação de ter sido enganado por uma oferta chamativa e não conclui a compra. 

3 – Checkout Longos e complicados 

Alguns dos princípios básicos para ter um E-commerce de sucesso são a praticidade e a agilidade. Então, é muito importante que o processo do checkout seja o mais simples e ágil possível, dessa forma o cliente fica mais satisfeito e consequentemente voltará a comprar.  

Processos de Checkout muito longos ou complicados, são um empecilho para os cliente finalizarem as compras e na maioria das vezes abandonam o carrinho.  

4 – Falta de segurança 

Por fim, a falta de segurança. Assim como qualquer coisa que fazemos na vida, é sempre bom ter o máximo de certeza que aquilo é seguro para não causar nenhum problema. Isso, obviamente, também serve para compras online, até porque a quantidade de golpes virtuais que existem não são pequenas. Então, pesquisar a qualidade, a idoneidade do produto e a tecnologia por trás do site são formas de evitar o pior e garantir sua segurança na hora da compra.

4 maneiras para o aumentara a taxa de carrinho abandonado

1 – Solução para diminuir a taxa do frete 

 

Você pode procurar outra empresa que disponibilize alternativa, colocando outras opções em seu site, assim os consumidores poderão escolher a opção com os menores custos de envio.

Outro grande atrativo nesse sentido é oferecer frete grátis para determinadas regiões ou para pedidos acima de um valor que compense a sua empresa arcar com os custos de envio.

Dessa forma, você conseguirá atrair clientes, vender mais e aumentar o cheque médio do e-commerce.

2 – A solução para os custos inesperados 

 

Seja transparente! Mostre que o valor do produto pode variar de acordo com determinados detalhes, fazendo o possível para não surpreender seu cliente com despesas adicionais.

Apresentar valores com mais transparência é melhor do que tentar fisgar o consumidor por um preço menor, mas irreal, além também de dar mais credibilidade ao seu site

3 – Solução de pagamento otimizada

 

A solução é usar um método de pagamento que oferece tecnologia de pagamento transparente, invista em uma plataforma de e-commerce de checkout flexível com poucas etapas para concluir sua compra. Evite soluções intermediárias que enviem pagamentos para outras abas do navegador. Crie formulários simples e peça apenas as informações que você realmente precisa.

Lembre-se sempre de que a experiência do usuário é o mantra do seu negócio de comércio eletrônico. Se você se sentir satisfeito e confiante com o seu negócio, as chances de eles concluírem a compra sem sair do carrinho aumentarão drasticamente.

4 – Habilitar o autoatendimento para sanar dúvidas 

 

Habilitando esse tipo de ferramenta faz com que o usuário consiga tirar todas as suas dúvidas com relação ao produto, desta forma, aumenta a chance de algo não dar errado na hora da compra, além também do produto não ser aquilo que era esperado. Essa solução melhoraria a experiência do cliente e consequentemente aumentando a chance de ele voltar ao site em uma próxima compra. 

Conclusão

Para finalizar, lembre-se de que a taxa de abandono de carrinho pode ser o motivo da diferença entre o sucesso e o fracasso. Quanto melhores as suas estratégias para reduzi-la, maior será o crescimento do seu e-commerce.

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