Neste post, vamos mostrar como o recommerce une o varejo online com o pensamento de sustentabilidade. Assim como, quais são os pontos principais na hora de colocar seus produtos na roda da economia circular. E ainda, separamos alguns clientes Econverse que fazem parte desse nicho. Vamos lá?
Recommerce como estratégia de venda
O recommerce pode ser definido com a compra e venda online de produtos de segunda mão. Com isso, peças usadas, em bom estado ou reformadas, ganham um novo sentido e voltam a ser comercializadas.
Esse ciclo, de ressignificar produtos, vai de encontro com o pensamento sustentável. Como também, olha para o mundo que queremos deixar para as futuras gerações. Tudo isso, aliado a uma boa oferta de preços, faz com que essa tendência fique cada vez mais em alta.
Assim, o recommerce tem ganhado força principalmente no segmento de vestuário, com lojas como a Enjoei. Mas, a estratégia também pode ser aplicada para vários outros setores, de eletrônicos a automóveis, em sites como o Mercado Livre.
3 pontos de atenção na hora de pôr em prática
Antes de você colocar seu recommerce em prática, há alguns pontos que precisam de atenção. Abaixo, listamos três deles, para que seu negócio seja um sucesso de vendas.
1) Seja sincero com a sua clientela
Não é porque o recommerce trabalha com peças usadas, que você não deve entregar qualidade para o seu cliente. Por isso, seja sincero com relação às condições do seu produto. Sempre indique os possíveis defeitos e desgastes para garantir a satisfação do seu cliente e, é claro, para manter sua credibilidade.
2) Ofereça facilidades de troca
Por falar em agradar seu cliente, facilite a troca de mercadoria. Em um nicho como o recommerce, a possibilidade do cliente pedir a troca de um produto pode ser maior do que no varejo convencional. Então, pense em como tornar esse processo mais agradável, inclusive enviando alguma mensagem ou brinde junto com a peça trocada.
3) Invista na divulgação
Não importa o segmento, a máxima do comércio é investir em divulgação; e com o recommerce não seria diferente. Portanto, aposte no poder do marketing digital e faça campanhas atrativas nas redes sociais, se for onde o seu público está. Aproveite para expor seus produtos e para interagir com seus consumidores. Também não esqueça de acompanhar tendências de mercado, como o live commerce, por exemplo (saiba mais).
Clientes Econverse no Recommerce
Você sabia que dois clientes da Econverse fazem parte desse nicho de compra e venda sustentável? Então, vamos aos nossos cases de recommerce!
Um deles é o brechó infantil Arena Baby. A rede de franquias movimenta o ciclo de compra de produtos, que não servem mais em bebês e crianças, e venda dos itens a um preço até 90% mais barato do que uma peça nova. Conheça mais sobre a Arena Baby (aqui).
Outro cliente é o Daz Roupaz Brechó, de vestuário feminino, masculino e infantil. A loja física tem endereço no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Já a loja online do brechó foi especialmente desenvolvida pela Econverse. Saiba mais sobre a Daz Roupaz (aqui).
Vamos conversar!
Este post foi um gatilho para você começar seu negócio no recommerce? Ou você já está no meio e quer melhorar ainda mais a experiência da sua clientela? Fale com a Econverse! Nós temos paixão por tornar o mundo do comércio eletrônico cada vez mais sustentável.
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