10 de fevereiro, 2023

Pix parcelado: Conheça essa forma pagamento

dinheiro sendo colocado no cofre

Com o avanço da tecnologia vão surgindo cada vez mais formas de pagamentos, além do aprimoramento das já existentes, como é o caso do Pix parcelado, que trata-se uma evolução do pix, forma de pagamento que chegou no mercado e já se solidificou com uma das principais. Neste ano o pix parcelado vem sendo introduzido, mas muitas pessoas ainda não sabem muita coisa sobre ele e nem como ele irá funcionar. Então, não deixe de conferir essa matéria até o final para ficar por dentro dessa nova forma de pagamento que tem tudo para conquistar o mercado brasileiro.

PIX

Tenho quase certeza que você já ouviu falar sobre o Pix. No Brasil, O Pix é um dos meios de pagamento mais usados. Ao todo, mais de 126 milhões de usuários, entre empresas e pessoas físicas, somam 438 milhões de chaves cadastradas, segundo dados do Banco Central.   

O pix foi lançado em novembro de 2020 pelo Banco Central, já em pouco tempo se popularizou, um dos grandes motivos é a praticidade que ele apresenta, já que é um meio para fazer transferências e pagamentos entre contas em até 10 segundos, em qualquer dia e horário. Desde o lançamento dessa ferramenta, o Banco Central tem aprimorado esse meio e criado outros produtos, como o Pix Saque e o Pix Troco

PIX Parcelado

Basicamente, é justamente como o próprio nome já diz, possibilidade de parcelar compras com o Pix. Nessa forma de pagamento, a empresa ou pessoa continua recebendo o pagamento integral de forma instantânea, mas quem envia o dinheiro tem a opção de parcelar o valor pago. 

Vale lembrar, é importante que você saiba que o Pix parcelado não é um meio de pagamento oficial do Banco Central. De acordo com o órgão, o Pix não se constitui como operação de crédito. Ou seja: o BC ainda não definiu regras para esse tipo de operação, mas também não há nada que proíba as empresas de criarem e oferecerem esse tipo de produto. 

O Pix parcelado antes mesmo de se tornar popular, algumas instituições financeiras ou de pagamento passaram a oferecer a possibilidade de seus clientes pegarem uma parte do limite do cartão de crédito para realizar transferências e pagamentos pelo Pix.

Como funciona o Pix parcelado?

Cada instituição define como as regras do pix parcelado vai funcionar mas de forma geral, elas funcionam assim:

  • Você faz uma compra selecionando o Pix como meio de pagamento; 
  • Na hora de pagar, você escolhe a quantidade de parcelas e a data de vencimento. Aqui, essa modalidade pode funcionar de  diferentes formas. Se for um Pix parcelado no cartão de crédito, a data de vencimento é a do cartão. Mas se for um parcelado que não está atrelado ao cartão, normalmente essa data é a data da efetivação da compra ou o consumidor poderá escolher o melhor dia;
  • A pessoa ou empresa para quem você enviou o Pix recebe o valor integral instantaneamente. 

Qual a diferença e semelhanças entre o cartão de crédito e Pix parcelado?

Como essa modalidade ainda não possui regras específicas do Banco Central, os consumidores precisam prestar muita atenção.

Primeira coisa, diferentemente do Pix que você já conhece, que é gratuito para pessoas físicas, o Pix parcelado é uma linha de crédito, oferecida seja por meio do limite do seu cartão ou via empréstimo pessoal. Nos dois casos, há cobrança de juros. Por esse motivo, é necessário ficar atento para o valor da compra não acabar saindo mais cara do que deveria.

Outra diferença entre o Pix parcelado e o cartão de crédito é que não existe uma espécie de cartão físico para o primeiro. Além disso, o Pix parcelado permite o parcelamento de valores transferidos entre pessoas, por exemplo – o que não ocorre com o cartão. 

Quando falamos das semelhanças, os dois meios são válidos como pagamento apenas em lojas e prestadores de serviços que aceitem essas modalidades de pagamento. 

Apesar dos juros, dependendo da situação, o Pix parcelado pode valer mais a pena.

Quando usar o pix parcelado

  • Quando existir desconto para compras nessa modalidade, a exemplo do pagamento com dinheiro;
  • Se esse desconto for maior que os juros que você vai pagar para usar essa modalidade de pagamento;
  • Em situações emergenciais, em que o consumidor não tem acesso a cartão de crédito e nem tem dinheiro imediato em conta.

Quer ficar por dentro do que vem acontecendo no mundo do ecommerce? Então, não deixe de nos acompanhar nas mídias digitais, clicando no botões abaixo:

case studies

See More Case Studies

Fale conosco

Fale com nossos
especialistas

Telefone: +55 11 91914‑9870

Endereço: Rua do Rocio, 199 – 7° Andar
Vila Olímpia, São Paulo – SP
04552-000

Próximos passos?
1

Agendamos uma call

2

Fazemos uma reunião de descoberta e consultoria

3

Preparamos uma proposta

Agendar um bate papo