27 de janeiro, 2023

Inteligência artificial no ecommerce

Duas pessoas com óculos de realidade virtual

O mundo vive em constante evolução, então não seria diferente na área da tecnologia. Não é novidade para ninguém que a inteligência artificial (IA) está cada vez mais presente dentro do nosso dia a dia, em diversas situações e coisas que jamais imaginaríamos. As possibilidades de uso são diversas e se estendem a vários setores, entre eles, o comércio eletrônico.

Definitivamente a inteligência artificial tem transformado as vendas na internet, com estratégias, além de melhorar a comunicação com o cliente, o que impacta diretamente na experiência de compra e, consequentemente, nos resultados de conversão. Então, se você ainda não entende muito bem como usar essa tecnologia, não deixe de conferir essa matéria. 

Como funciona a inteligência artificial para o Ecommerce?

Primeiramente, você precisa entender que ela  é uma tecnologia que está disponível para lojas virtuais e funciona através de algoritmos computacionais inteligentes. 

Essa tecnologia atua de diferentes formas no e-commerce e está presente em várias áreas e etapas do segmento, como precificação, marketing e vendas, atendimento, relacionamento, entre outras.

Motivos para usar a IA no seu Ecommerce

As tecnologias feitas através de inteligência artificial tem grande armazenamento de dados e informações, além de conseguirem fazer análises e configurações em tempo real. 

Dessa maneira, agilizam todas as tarefas do dia a dia de uma forma muito mais assertiva. Isso faz com com que o e-commerce tenha um ganho de escalabilidade, uma redução de custos e muitos outros benefícios.

Vantagens da inteligência artificial para o e-commerce

Agora que você já sabe o que é inteligência artificial para e-commerce, por que utilizar no varejo on-line e alguns exemplos, confira os benefícios desse recurso para as lojas virtuais.

Agora que você já sabe como a IA funciona, que tal ver como ela surgiu?

Muitas pessoas pensam que essa tecnologia surgiu recentemente, mas não foi bem assim . A primeira vez que a inteligência artificial apareceu na história foi em 1956, em um congresso da Dartmouth College, evento que marcou o início do assunto.

A Partir desse momento, foram surgindo histórias acompanhadas de investimentos e também frustrações. Como foi no caso de Herbert Simon que afirmou que para os próximos 20 anos as máquinas poderiam fazer o que os homens fazem, mas isso não ocorreu.

A grande grande relevância que a inteligência artificial propiciou ocorreu no ano de 1997, quando o IBM Deep Blue venceu o Kasparov, famoso campeão de xadrez mundial. Essa foi a primeira vez que uma máquina venceu um cérebro humano em um jogo.

Com a chegada do século XXI, muitas novidades começaram a surgir, visto que cada vez mais a tecnologia vinha sendo desenvolvida. 

Então em 2017, os resultados de diversas criações começaram a surgir, demonstrando na prática que a inteligência artificial está evoluindo cada vez mais. Um exemplo que chama muito a atenção é quando o Facebook, habilitou dois robôs (Bob e Alice) para conversarem entre eles, com o objetivo de melhorar o sistema de negociação da IA.

Após algum tempo, o diálogo passou a ter um significado que não era compreendido por humanos, ou seja, os robôs criaram uma linguagem própria, que era desconhecida pelos técnicos responsáveis.

Conclusão

Ao longo da matéria, a inteligência artificial é cada vez mais importante para aprimorar os processos internos e elevar a experiência de compra no e-commerce. 

Não perca essa chance de começar a usar essa tecnologia dentro do seu site e aumentar a taxa de conversão de vendas com vitrine autônomas, busca inteligente, pop-ups de retenção e hotsites e entre outras coisas.  

Não deixe a oportunidade passar e já agende uma consulta com nossos especialistas para idealizarmos o seu projeto e também confira nossas mídias digitais clicando nos botões abaixo:

 

case studies

See More Case Studies

Fale conosco

Fale com nossos
especialistas

Telefone: +55 11 91914‑9870

Endereço: Rua do Rocio, 199 – 7° Andar
Vila Olímpia, São Paulo – SP
04552-000

Próximos passos?
1

Agendamos uma call

2

Fazemos uma reunião de descoberta e consultoria

3

Preparamos uma proposta

Agendar um bate papo