Impactos do metaverso no varejo
Conforme os anos passam a mudança se torna um processo natural, ainda mais com toda essa evolução tecnológica que o mundo vem passando. Com isso, a adaptação nesse processo de mudança é algo importantíssimo para o sucesso. Isso fez com que o varejo tivesse uma relação de consumo redesenhada através da experiência que o cliente tem com as marcas. Isto porque a qualidade e o preço dos produtos podem ser buscados de uma forma bem fácil na internet. O cliente consegue ter acesso a diversas informações, verificar a composição e origem do produto, comparar preços e ainda conferir as opiniões de outros consumidores.
É imprescindível ter um bom conhecimento do universo digital no mundo de hoje, principalmente quando se trata de e-commerce, através disso é capaz de perceber que os consumidores também estão mudando, pois desejam experiências de compra assertivas, simples e rápidas. Mas ao mesmo tempo que o varejo precisa se adaptar, ele também não pode abandonar as práticas antigas dos negócios.
Avanços tecnológicos
As novas tecnologias, como 5G e metaverso, ajudam para que o varejo seja mais autônomo, eficiente e dedicado a ponderar toda a experiência dos consumidores de uma nova geração. A possibilidade de usar o metaverso nos processos varejistas, corporativos, industriais e de negócios também traz diversas vantagens como a economia de tempo, dinheiro e recursos. Além de transformar experiências em sensações únicas.
Quanto ao metaverso existe uma série de questões sobre esse mundo virtual, mas o fato é que os progressos tecnológicos dos próximos anos serão impulsionados pela conectividade 5G e Internet das Coisas (IoT), desenvolvendo novas possibilidades e tornando o mundo virtual cada vez mais próximo com o real.
O conceito metaverso no Varejo, é algo recente e muito abstrato. Quando pensamos no Facebook, a ideia é desenvolver um universo digital paralelo, no qual as pessoas terão a opção de fazer compras, se encontrar com outras pessoas e ter as mesmas experiências do mundo real.
Da forma como existe hoje, esse universo usa uma série de tecnologias que já estão no mercado há algum tempo, como realidade virtual e realidade aumentada, mas que ainda não se popularizaram do mesmo modo como os smartphones, por exemplo.
Como funciona
O cliente vai precisar de óculos e headset de realidade aumentada e/ou virtual, apenas dessa forma o cliente pode entrar na loja, assim, testar e experimentar produtos e, se gostar, finalizar a compra ali mesmo.
O fechamento da compra pode ser tanto autônomo como com o auxílio de um vendedor, tudo irá depender da proposta da marca e do modelo de negócio.
Já a entrega, segue a mesma lógica. Se for algo tangível, o envio pode ser feito diretamente para o endereço indicado pelo consumidor.
Para essa possibilidade ficar mais evidente, imagine a venda de uma poltrona. O metaverso oferece a possibilidade do cliente poder ir virtualmente até o estabelecimento, analisar o produto “de perto”, conferir suas medidas e outros pontos que ajudam na decisão final de levar ou não o produto. Caso o produto seja de acordo com o esperado, basta fechar a compra e esperar que a poltrona chegue até sua casa.
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