28 de maio, 2021

Como usar gatilhos mentais para aumentar as vendas online

Gatilhos mentais despertam o desejo de compra
“Últimas unidades”. “Garanta já o seu”. “Promoção por tempo limitado”. “Feito para você”. Essas são algumas frases que escutamos em anúncios de produtos e serviços. Mas, você sabe o que são e como utilizar cada uma? Neste post, vamos mostrar como este tipo de frase, chamada de gatilhos mentais, pode ajudar a alavancar as vendas do seu e-commerce. 

Primeiro, o que são gatilhos mentais?

Os gatilhos mentais nada mais são do que estímulos que fazem com que o público tome uma decisão. Portanto, no universo do varejo online, esse “empurrãozinho” está diretamente relacionado a fazer com que os visitantes do seu site comprem seus produtos, tornando-se, assim, seus clientes.  

Por diversas vezes, quando estamos na posição de consumidores, não percebemos toda essa influência que os gatilhos mentais provocam. Porém, pensando em estratégias de marketing, esses incentivos são mais do que necessários.

Tais gatilhos podem ser apresentados à sua audiência em forma de texto, imagem, vídeo ou áudio. Assim como, podem ser divulgados nas redes sociais, no seu próprio site, em propagandas de rádio ou televisão. Contudo, a escolha do meio de comunicação e do formato vai depender do seu público, mais especificamente, da sua persona (saiba mais).

Aqui estão os principais gatilhos

Agora que estamos dentro desse mundo dos gatilhos mentais, vamos listar cinco principais estímulos que podem aumentar suas vendas online. 

Mas, atenção: Esses pontos de persuasão não precisam ser aplicados todos ao mesmo tempo. Assim como, não são os únicos que você pode utilizar no seu e-commerce. O segredo dos gatilhos é que eles devem se apresentar de forma natural ao seu cliente, para gerar empatia e engajamento com sua marca. 

Então, vamos aos gatilhos!

1) Urgência

O gatilho da urgência provavelmente é o mais utilizado em estratégias de vendas. É o famoso “compre agora, antes que acabe”. Por isso, anúncios com chamadas para uma ação rápida são essenciais aqui.    

Normalmente, campanhas desse tipo tem prazo para terminar. Sendo assim, um exemplo prático do uso da urgência são as datas sazonais, como a Black Friday e o Dia das Mães

2) Escassez

Já a escassez é um gatilho que anda junto com a urgência. No entanto, a escassez, como o nome é diz, está relacionada à quantidade limitada de produtos. Frases como “últimas peças” são apresentadas aqui.

Essa sensação de “produto acabando” gera um impulso de compra, fazendo com que o seu cliente adquira determinado item por medo de não o encontrar mais para venda. Como também, traz um sentimento de exclusividade, já que há poucas peças em estoque. 

Porém, este é um gatilho que requer cuidado. Jogue limpo com seu público e só utilize o método se ele refletir a realidade da sua loja online. Nada de enganar seu cliente só para impulsionar as vendas, combinado?   

3) Afeição 

Falando em relacionando com o cliente, a afeição é um dos pontos chave para a sua estratégia. 

Esse é o gatilho que pode aproximar ainda mais a marca do seu público. É aqui que você vai contar sua história, vai mostrar a sua verdade e o porquê do seu e-commerce ser único.   

A partir do momento que o consumidor sabe de quem ele está comprando, maiores são as chances de gerar vendas. Além disso, esse movimento também pode fazer com que esse cliente divulgue sua loja virtual para outras pessoas. Assim, o ciclo de novos clientes estará sempre girando. 

4) Reciprocidade

Todo esse contexto que o gatilho da afeição pode trazer para o seu negócio, está ligado com a reciprocidade. 

É o momento de agradar a sua clientela e retribuir tudo o que ela faz para que o seu projeto prospere. É aquela hora de mandar um brinde, ou um bilhetinho, junto com a encomenda. 

Esse gatilho faz com que seu cliente se sinta especial. E, consequentemente, o motiva a comprar de novo com você. 

5) Prova social

Sim, basicamente todos os gatilhos mentais estimulam a convivência em sociedade e estreitam os laços. Por isso, nosso último item desse post, a prova social, vai de encontro com essa mentalidade. 

O objetivo deste gatilho é juntar todos os feedbacks que você recebeu, e divulgar para a sua audiência. Muitos consumidores buscam avaliações de lojas e marcas antes de fazer uma compra. Portanto, invista neste ponto e nunca deixe de responder alguma avaliação que chegou por meio do Reclame Aqui, por exemplo. 

Aqui também é possível indicar, dentro do seu próprio site, quais são os produtos mais vendidos, ou os mais bem avaliados. Assim como, fazer campanhas com clientes famosos ou influenciadores digitais recomendando seus produtos. 

Quanto mais pessoas falando da sua marca, mais ela é reconhecida no mercado e ganha credibilidade.    

Vem implantar essa ação no seu e-commerce!

Viu como os gatilhos mentais podem ser uma ótima ação para o seu e-commerce! Então, vamos conversar sobre essa estratégia? Aqui na Econverse você encontra profissionais das áreas de criação e conteúdo que podem ajudar a implantar esse método e alavancar o seu negócio. Entre em contato!

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