12 de março, 2021

Como impulsionar seu e-commerce no Dia do Consumidor

Dia do Consumidor é uma das datas dedicadas ao comércio, seja físico ou online
O Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, é considerado pelos lojistas como a segunda maior data de vendas do ano, perdendo apenas para a Black Friday. Então, nada melhor do que um evento como este para alavancar o seu e-commerce e garantir novos clientes.

Pensando nisso, a Econverse separou algumas dicas para que sua loja virtual seja um sucesso neste Dia do Consumidor. Mas, antes…

Um pouco de história

O Dia Mundial do Consumidor foi oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1985. A data remete ao discurso do então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, de 15 de março de 1962. Na ocasião, Kennedy pontuou que todo consumidor tem o direito de ser ouvido, assim como à segurança, informação e escolha. 

No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor foi criado em 1990, entrando em vigor a partir de 11 de março de 1991. Esta lei federal foi impulsionada pela abertura dos Procon’s, sendo São Paulo a primeira unidade, inaugurada em 1976. Já o Dia do Consumidor passou a ganhar força por aqui em 2014. 

O que as estimativas indicam

Por falar em expansão do Dia do Consumidor, as estatísticas mais recentes apontam o motivo do frenesi do comércio em torno da data. Segundo dados da consultoria Ebit Nielsen, o faturamento do varejo brasileiro na Semana do Consumidor de 2019 foi superior a R$ 1 bilhão. Com base em entrevista feita pelas empresas Ali N & Social Miner e Opinion Box com 1.050 consumidores, a previsão para este ano é de que 32% dos brasileiros se engajem com as ofertas, já 44% estão indecisos e 24% não pretendem gastar com o evento.

Essa parcela da população que está com o pé atrás na hora de consumir deve-se à pandemia da Covid-19, que se estende há um ano no Brasil. Neste período de incertezas, o país contabilizou 14 milhões de desempregados e diversas lojas físicas tiveram que fechar as portas. Na outra ponta, o isolamento social fez com que o e-commerce passasse a ser uma necessidade. Uma pesquisa da Mastercard SpendingPulse apontou que o comércio virtual atingiu um crescimento de 75% em 2020, se comparado com o ano anterior, o que representa o maior percentual dos últimos 20 anos no país. 

O e-commerce pode “nadar de braçada”

O fato é que o coronavírus afetou as relações de consumo do brasileiro, que migrou para o varejo online. E os próximos meses podem ser de bonança para o e-commerce, já que o Brasil enfrenta a segunda onda de contágio e diversas regiões estão endurecendo as medidas de circulação, como é o caso de São Paulo. 

Então, se você tem uma loja virtual, como é o caso dos clientes da nossa agência Econverse, é hora de arregaçar as mangas e apostar no Dia do Consumidor para potencializar o seu negócio. Para isso, separamos algumas dicas para a sua marca ter sucesso nessa “Black Friday de início de ano”. 

1) Aproveite para fidelizar os novos clientes

Como já falamos aqui, a pandemia fez com que muitos consumidores migrassem do comércio de rua para o online. Do ano passado para cá, o e-commerce ganhou novos clientes que, este ano, estão ansiosos pelo Dia do Consumidor. Aproveite o momento para fidelizar seus leads criando um programa de pontos que são acumulados a cada compra, o que pode fazer com que eles voltem a consumir no seu site. Este programa de fidelização também será um atrativo para potenciais novos clientes.          

2) Ofereça descontos reais

Uma das premissas das datas sazonais são as promoções. E vamos falar sério: elas devem ser ofertas concretas. Nada de aumentar o preço dos produtos um mês antes e depois dizer que estão com desconto de Dia do Consumidor; portanto, jogue limpo com o seu cliente. Fique atento ao preço da concorrência e ofereça a melhor experiência possível para o usuário. Também estenda as promoções nos dias seguintes e faça uma Semana do Consumidor, afinal, sempre tem aqueles que só podem fazer compras no fim de semana.  

3) Adote a política do frete grátis

Esse foi um dos pontos cruciais para finalizar uma venda em 2020. De acordo com o levantamento do Google, 53% dos consumidores disseram que o frete grátis foi o principal diferencial da compra online no ano passado, junto à política de descontos. Grande parte da população só compra produtos pela internet se não tiver frete, então, procure uma forma de zerar isso. A princípio pode parecer uma perda de receita, mas, certamente irá aumentar o seu fluxo de caixa.      

4) Divulgue amplamente o Dia do Consumidor nas redes sociais

As redes sociais são aliadas do varejo, seja ele online ou offline, e independente do seu público, ele estará lá. Divulgue massivamente o Dia ou Semana do Consumidor em todas as plataformas digitais, ressaltando os principais benefícios que já pontuamos aqui, como desconto, frete grátis e programa de fidelização. Esta etapa precisa de um planejamento de publicações, e uma agência de marketing digital pode ajudar nisso. Mesmo depois da data sazonal, o investimento em redes sociais deve fazer parte do dia-a-dia do seu negócio. Quer desenvolver essa parte? Entre em contato com a Econverse (aqui)!           

5) Certifique-se de que o site vai suportar o fluxo de acessos e compras

Seguindo as dicas anteriores, seu portal de vendas terá um alto fluxo de acessos e compras. Garanta que ele dará conta de executar todos os processos, para você não perder leads. Aqui também podemos te ajudar! A Econverse conta com um time de Desenvolvimento especializado em VTEX e Shopify, disposto a tornar a sua operação mais intuitiva e atrativa ao usuário. 

Dica extra: invista em novas formas de pagamento

Fique atento às tendências de 2021: uma delas é o pagamento por PIX, criado recentemente pelo Banco Central. Com o PIX, o cliente faz a compra com QR Code, sem pagar taxa, e a transação é finalizada imediatamente, independente do horário ou dia da semana. Porém, para implantar o sistema o lojista precisará contratar uma intermediadora. A VTEX conta com sete afiliadas que prestam o serviço e estão disponíveis na Econverse. Inclusive, alguns clientes da agência já colocaram o PIX para funcionar em seus sites. 

Fale com a Econverse

Vamos conversar sobre como o seu negócio pode crescer? Neste período de agravamento da pandemia em São Paulo, estamos em home-office. Então, entre em contato pelo e-mail: contato@agenciaeconverse.com.br. Quando voltarmos para o escritório, vamos tomar um café? Não se preocupe, seguiremos todas as medidas sanitárias. 😉   

case studies

See More Case Studies

Fale conosco

Fale com nossos
especialistas

Telefone: +55 11 91914‑9870

Endereço: Rua do Rocio, 199 – 7° Andar
Vila Olímpia, São Paulo – SP
04552-000

Próximos passos?
1

Agendamos uma call

2

Fazemos uma reunião de descoberta e consultoria

3

Preparamos uma proposta

Agendar um bate papo