Mas, antes…
Expectativas para o Dia dos Pais
Por conta da pandemia do coronavírus, o comércio eletrônico vem se destacando desde o ano passado. Ainda mais, quando falamos de datas chave para o varejo, como é o Dia dos Pais.
De acordo com a Ebit|Nielsen, o faturamento online no Brasil com o Dia dos Pais 2020 foi de R$ 3,5 bilhões. Isso representou um aumento de 41% em vendas, na comparação com 2019. Essa alta também refletiu no ticket médio, que ficou em R$ 434.
Neste ano, 59% dos consumidores estão decididos a presentear alguém na data, segundo pesquisa da Social Miner e Opinion Box. Destes, 36% afirmaram que irão às compras na semana do evento.
O levantamento ainda apontou que mais da metade dos entrevistados pretendem gastar até R$ 200 com presentes. Sendo que as categorias mais procuradas serão moda, acessórios, eletrônicos e informática.
Dicas para faturar na data
Com esses dados em mãos, podemos traçar algumas estratégias para garantir que o Dia dos Pais trará um retorno positivo em vendas. Então, vamos às dicas!
1) Identifique o público e ofereça produtos especiais
Como sempre falamos aqui no blog, todas as ações de um e-commerce devem sempre ter o público como foco. Então, antes de mais nada, identifique sua audiência. No Dia dos Pais, em si, seus compradores serão todos que tem uma figura paterna para homenagear. Assim, defina o perfil desses clientes e quais os tipos de presentes eles querem encontrar na sua loja.
Já os produtos, por sua vez, podem ser listados em uma aba especial do seu site. Além de abrir essa categoria de Dia dos Pais, também invista em uma campanha visual, com banners cheios de gatilhos mentais e CTA’s. E ainda, faça um trabalho de marketing nas redes sociais, se for lá onde sua persona está, claro.
2) Fique atento a prazos de entrega e frete
Nada mais chato para o consumidor do que um presente chegar depois do Dia dos Pais. Por isso, fique de olho no prazo de entrega das suas mercadorias e, principalmente, cumpra a data que você prometeu para o seu cliente. Se houver algum imprevisto, seja sincero e avise o novo prazo o quanto antes.
O frete também é um ponto de atenção, que pode ditar o sucesso da sua loja virtual. De acordo com dados da Social Miner, 45% das pessoas desistem de comprar por um preço de frete ruim. Assim, tente fazer com que esse valor seja o mínimo possível. Se você conseguir aplicar a política do frete grátis, melhor ainda! Aqui, descontos e brindes também são bem-vindos.
3) Aposte em tendências
Datas comemorativas são ótimas para apostar em tendências do comércio online. Uma delas é a implantação do PIX como meio de pagamento (saiba mais). Um levantamento, da consultoria global Elife, apontou que o PIX já é o mais utilizado em compras nas redes sociais.
Por falar em redes sociais, essa é outra tendência que a sua marca deve adotar. É o chamado Social Commerce, que independente de funcionar dentro das plataformas, precisa ter o amparo de um e-commerce para trazer credibilidade à sua marca (entenda).
Lembrando que todas essas estratégias podem ser aplicadas em outros eventos, como Dia das Mães, Dia dos Namorados ou Black Friday. Por isso, fique sempre atento às sazonalidades e busque planejar suas ações para cada uma delas.
Vamos planejar juntos
Organizar os próximos passos do e-commerce, seguindo as principais datas do comércio, é de extrema importância para a vitalidade do seu negócio. Para isso, você pode contar com a Econverse, guiando a evolução da sua loja virtual. Então, entre em contato e já vamos planejar as estratégias da Black Friday!
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