7 de maio, 2021

Definindo a Persona da sua loja virtual

Persona é o guia das ações de marketing
Talvez, a definição da persona seja um dos passos mais importantes para um e-commerce. Mas, você sabe exatamente o que é esse conceito? Neste post, vamos mostrar como a criação da persona pode garantir o seu fluxo de vendas.

O que é persona?  

A persona nada mais é do que um personagem fictício que vai de encontro ao seu cliente ideal. Assim, ela se torna um reflexo do seu público pagante, e também pode ser chamada de buyer persona.   

Portanto, esse personagem é de extrema importância para o desenvolvimento das ações de marketing da sua empresa. Como também, é o guia da sua equipe de comunicação na produção de conteúdo, o que gera empatia com o seu público. 

Diferença entre público-alvo e persona

Por falar em público, este é um ponto de atenção e cuidado. A persona não pode ser confundida com o público-alvo, mas sim, pode partir dele. Isso porque o público-alvo é uma definição mais genérica. Já a persona, por sua vez, é uma descrição mais aprofundada desse público. 

Então, vamos a um exemplo: Você tem um brechó online de roupas infantis. Seu público-alvo são mulheres, entre 20 e 35 anos, que moram em São Paulo. Já sua persona é a Maria, de 30 anos, moradora de São Paulo, que é secretária, ganha R$ 1 mil, tem três filhos entre 2 e 10 anos, e precisa sempre doar as roupas das crianças, que estão em fase de crescimento.

Como é definida?

Percebeu como uma persona bem definida pode fazer a diferença para o seu negócio? Pensando nisso, você precisa ter alguns dados para a construção do seu cliente ideal.        

Para isso, há pesquisas que podem ajudar. Como as do tipo diretas, que levantam dados com investidores, parceiros e clientes. Tais dados também podem ser contabilizados com pesquisas de mercado e pesquisas online, através de formulários. 

Já as pesquisas indiretas têm o objetivo de observar o comportamento do consumidor. Aqui, são utilizadas ferramentas como o Google Analytics, Facebook e LinkedIn.    

Contudo, vale ressaltar que não há uma regra para a criação da persona. Cada empresa pode definir quais as características que entrarão na ficha do seu cliente ideal. Assim como, se terá uma ou mais personas para servir de guia. Tudo dependerá do que é mais útil para a sua rotina de marketing. 

Vamos às vantagens

Claro que todo esse trabalho de definir a persona vai trazer benefícios para o negócio. Esse norte do comprador ideal, inclusive, pode ser o direcionamento dos seus passos no mercado, contribuindo para você se destacar entre a concorrência. 

Como já falamos, a assertividade na produção de conteúdo está entre as principais vantagens do processo. Isso porque, uma vez que você conhece sua audiência, o retorno com as vendas estará mais garantido.

Também podemos citar como benefício a experiência do cliente (CX). Pois, a partir do momento que esse possível cliente se vê no seu e-commerce, a experiência dele tende a ser cada vez melhor. Além disso, essa comunicação com o consumidor tem o poder de criar um vínculo de confiança e reconhecimento da sua loja online.

Colocando a mão na massa

Agora que você já sabe o que é persona e como ela pode impulsionar seu negócio, que tal colocar em prática? Aqui na Econverse você encontra profissionais prontos para definir seu cliente ideal e levar seu e-commerce para outro nível. Vamos juntos? Entre em contato

Econverse

Telefone: +55 11 5199-4095

Celular: +55 11 99574-1825

E-mail: contato@agenciaeconverse.com.br

case studies

See More Case Studies

Fale conosco

Fale com nossos
especialistas

Telefone: +55 11 91914‑9870

Endereço: Rua do Rocio, 199 – 7° Andar
Vila Olímpia, São Paulo – SP
04552-000

Próximos passos?
1

Agendamos uma call

2

Fazemos uma reunião de descoberta e consultoria

3

Preparamos uma proposta

Agendar um bate papo