Assim, esse é o objetivo deste post: mostrar para você que o conceito de Dark Store pode decolar suas vendas. E além disso, pode fazer com que os consumidores escolham a sua loja virtual, ao invés da concorrência.
O que é uma Dark Store?
Na tradução para o português, Dark Store significa “loja escura”. Ela também pode ser chamada de microhub, mini centro de distribuição urbano, micro-fulfillment center ou hyper local fulfillment center.
Essa estrutura consiste em um espaço físico que trabalha de portas fechadas, sem o tradicional atendimento presencial ao público. O foco aqui são as entregas das vendas online.
Com funciona?
Funcionando, então, como pequenos estoques do e-commerce, as Dark Stores ficam localizadas nos grandes centros urbanos, onde a demanda de encomendas é mais alta. Isso faz com que o custo e o tempo de entrega seja menor, tanto para a marca quanto para o cliente.
Falando em entrega, esse modelo permite que ela aconteça no mesmo dia (same day delivery) ou no dia seguinte (next day delivery). Como também, oferece a possibilidade de o cliente retirar o produto direto na Dark Store (prática do “clique e retire”).
Também temos que pontuar que uma Dark Store pode ser montada em uma pequena sala, em um espaço dentro da loja física, ou até em uma unidade que não está trazendo lucro. A regra é sempre otimizar as estruturas que você já tem. Além de sempre ter em mente a integração do comércio físico com o online, investindo na estratégia omnichannel.
Quais são as vantagens?
Como você já deve ter percebido, apostar em pequenos centros de distribuição espalhados pela cidade, como as Dark Stores, pode encurtar o caminho da sua mercadoria até o consumidor. Assim, vamos listar algumas vantagens de aderir a essa tendência!
1) Melhora a experiência do cliente
Atuando com o varejo, a experiência do cliente deve sempre ser sua máxima. E a Dark Store pode ser sua aliada para melhorar cada vez mais nesse quesito. Além do mais, que cliente não fica feliz de comprar um produto e ter ele em mãos no mesmo dia?
2) Diminui custos
Como já dissemos, as Dark Stores podem diminuir o valor do frete e os custos de logística. Sendo assim, os dois lados são beneficiados: o do cliente e o do dono do e-commerce. E ainda, o investimento de montar uma loja escura é inferior ao de uma loja convencional, já que ela não precisa estar dentro de um shopping, por exemplo.
3) Otimiza espaço de armazenamento
Uma boa prática da Dark Store é saber quem é sua persona, e quais são os produtos mais desejados. Assim, você separa os itens com mais saída no mini estoque de cada localidade. Isso otimiza o espaço de armazenamento e fideliza o seu cliente, que ganha um atendimento mais personalizado.
Vem conversar sobre tendências!
Agora que você ficou por dentro de mais uma tendência do e-commerce, que tal conversar sobre como evoluir sua loja online? Nós, da Econverse, adoramos estratégias que fazem seu projeto crescer cada vez mais. Entre em contato!
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