Pois, esse é o objetivo deste post: abrir seus olhos e mostrar que o CTA está entre nós, até mesmo nas frases mais simples. E, é claro, vamos apontar como essa estratégia deve ser utilizada para que sua loja online conquiste a atenção dos clientes.
Qual o objetivo do CTA?
A sigla CTA, call to action, é traduzida como uma chamada para a ação. O recurso pode ser implantado dentro de um banner, em um botão CTA e em uma palavra, ou frase. Assim, a chamada deve sempre estar em um elemento clicável, com um link que leva a clientela para o próximo passo.
Portanto, a intenção é direcionar a experiência do cliente de forma natural mas, ao mesmo tempo, persuasiva. A tática aqui é fazer com que o consumidor acesse, por exemplo, a página de compra por conta própria, sem perceber que você está nos bastidores dando aquele “empurrãozinho”.
O que ter como norte?
Nesse processo, a interação do cliente com a sua marca se torna tão mais próxima, que o retorno em vendas é quase garantido. Mas, para chegar a essa etapa, você precisa criar um CTA com base em alguns pontos chave para o e-commerce. Então, vamos a eles!
1) Persona bem definida
Este é o primeiro passo na construção de uma chamada de ação. Na verdade, a persona tem que ser o guia principal da sua estratégia de marketing. Só com a persona, você consegue criar chamadas que fazem sentido para quem compra na sua loja virtual. E, se faz sentido, a usabilidade do seu fluxo de vendas fica cada vez mais assertiva.
2) Linguagem objetiva
Já um texto direto ao ponto, sem rodeios, é a essência de um CTA. Com isso, o princípio é usar palavras no imperativo e frases curtas, como “compre agora” ou “assine nossa newsletter”. Porém, a tal chamada não tem uma fórmula pronta, já que tudo vai depender da sua persona.
3) Gatilhos mentais chamativos
Também não podemos esquecer que o CTA é uma ótima oportunidade para usar e abusar dos gatilhos mentais. Assim, você pode construir o conteúdo com um senso de urgência e escassez, além de outras possibilidades que os gatilhos proporcionam. (Saiba mais desse universo aqui).
4) Layout atrativo
Além de ter uma comunicação textual chamativa, o visual também deve cativar o seu cliente. Aqui é a hora que o UX Design entra em cena. É a hora de escolher a cor do CTA que melhor contrasta com o site, e também, de definir a disposição do botão na página. Tudo deve saltar aos olhos do usuário, sem deixar a identidade visual da sua marca de lado.
Lembrete: Pense sempre no layout tanto para desktop, quanto para mobile.
Como testar?
Ok, você fez todo o processo de criação de um CTA. Mas, agora, você precisa saber se tudo o que foi implementado está trazendo um retorno positivo? Nisso, o Teste A/B pode ser a saída.
Com ele, é possível testar se a nova posição do botão CTA ficou mais favorável ao clique. Ou então, se o verbo “compre” performa melhor do que o “adquira”.
Aqui no blog, já mostramos o passo-a-passo de como planejar o Teste A/B, e você pode conferir aqui.
Quando aplicar o CTA?
Percebeu como um CTA bem definido pode ajudar sua loja online a crescer? Então, vamos colocar essa estratégia em prática? A Econverse conta com profissionais prontos para construir CTA’s que vão converter a sua audiência. Vem conversar com a gente!
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