23 de julho, 2021

Cross e Up Sell – Elevando as vendas online

Cross e up sell podem aumentar o faturamento da sua loja online e fidelizar clientes
Imagine que você está comprando uma mala pela internet, para viajar quando a pandemia acabar, claro. E ao finalizar a compra, também inclui no pedido uma nécessaire. Já para garantir a trilha sonora da futura viagem, você faz um upgrade de plano na sua plataforma de streaming. Esses são alguns exemplos práticos do que podemos descrever como Cross e Up Sell

Agora, na visão de empreendedor, você sabe o que essas duas estratégias podem fazer pelo seu e-commerce? E ainda, como elas podem aumentar suas vendas online? Pois, isso é o que vamos abordar nesse post. 

O que é Cross e Up Sell

Primeiro, vamos definir o que é cada um dos recursos. O Cross Sell, também chamado de cross selling e venda cruzada, é quando você oferece um produto que complementa a compra do cliente. Já o Up Sell, up selling ou upgrade, é o movimento de incentivar o consumidor a adquirir uma versão melhor do que a que ele escolheu inicialmente, gerando assim uma fidelização desse cliente. 

Essas são duas estratégias que todos nós já presenciamos, nas típicas abordagens do varejo. Basicamente, vemos o Cross Sell quando vamos comprar um tênis, e o vendedor indica um par de meias para completar a venda. Assim como, o Up Sell acontece quando sua operadora de celular oferece um plano acima do seu atual, com mais benefícios. 

Onde aplicar no seu e-commerce

Olhando para o universo do e-commerce, Cross e Up Sell podem ser aplicados de diversas formas. Um dos métodos é apresentar outros produtos no momento em que o cliente está fechando a compra, em uma vitrine de “quem comprou, comprou também” (cross). Ainda no checkout, é possível incluir um gatilho com o alerta “faltam R$ 100 para o frete grátis” (up). 

Perceba que em ambas situações, o cliente tem que ver que esse gasto a mais pode trazer benefícios. Então, pense sempre em como despertar esse sentimento. E, acima de tudo, saiba quem é sua clientela, quais os desejos dela e porque ela compra na sua loja online. Só assim, suas vendas serão mais assertivas.   

Por falar em público, uma das principais vantagens de aplicar Cross e Up Sell é tornar a experiência do cliente cada vez melhor. E com isso, você ainda aumenta o ticket médio e o faturamento da sua loja virtual. 

Lembrete: Para trazer resultado, o Cross e Up Sell deve chegar até o consumidor de maneira natural, sem forçar a oferta. Então, só ofereça produtos que o seu cliente realmente compraria.  

Falando em implantação…

Chegou a hora de planejar a implantação do Cross e Up Sell na sua loja online. Então, vamos conversar sobre esse processo? Com a Econverse, você vai descobrir quais estratégias combinam mais com o seu e-commerce. Entre em contato!

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