Transações cross border são aquelas qual necessita de transporte entre diferentes países. Com a mudança no digital e a transformação do e-commerce, com o passar do tempo esse tipo de operação tornou-se mais comum. Para uma empresa, entender sobre o cross border e como ele funciona é essencial para aumentar suas operações.
Se você tem um marketplace ou uma loja virtual e já cogitou em vender seus produtos para outros países? Essa realidade ficou muito mais palpável para todos os tipos de empresa. No entanto, é claro, quando o assunto é o envio de itens, o frete é sempre uma questão delicada. Por isso, compreender tudo sobre as transações cross border é muito importante para o seu negócio.
A concretização do cross border precisa da coordenação e cooperação de diversas partes – sejam elas empresas, transportadoras, sistemas, órgãos governamentais, etc. Obviamente, que essa quantidade de agentes, com diferentes níveis diferentes de compreensão, motivação e senso de urgência, faz com que o tipo de operação seja mais complexa. Portanto, o cross border depende de diversos fatores e também cada operação pode exigir um nível de complexidade.
Como todas as tendências, sempre vão existir problemas, mas no caso do cross border existe a possibilidade de passar por esses obstáculos que são divididos nas seguintes grandes categorias:
- Questões regulatórias
- Métodos de pagamento e processamento de pagamentos
- Logística e logística reversa
- Prontidão organizacional.
Controle legais de venda
Sempre é importante ter conhecimento das regras que cada país utiliza, pois elas variam muito, então se você não estiver por dentro, é possível que haja algum erro que comprometa a operação visto que cada país possui um conjunto de regras do que pode ser vendido e a quem pode ser vendido.
Por exemplo, a maioria dos países considera as operações realizadas por menores como ilegais, mas a idade adulta legal varia conforme o país. Da mesma forma, várias categorias de produtos — alimentos, álcool, armas e antiguidades, entre outros — têm necessidades específicas. Até mesmo como um negócio de comércio eletrônico, você pode ser responsabilizado por não cumprir esses requisitos.
Clareza e força de marcos legais
Não basta conhecer apenas as leis locais, é necessário recorrer aos tribunais e às autoridades competentes caso surja a necessidade. Muitos países ao redor do mundo possuem um quadro jurídico bastante fraco.
Mesmo aqueles que possuem uma estrutura sólida, muitas vezes existe um enorme problema com atrasos no processo judicial. Dessa forma, quando um empresário de comércio eletrônico faz uma operação para outro país, será obrigado a obedecer o acordo com os regulamentos daquele país, para todos os efeitos práticos, pode não ser capaz de defender os seus direitos legais lá.
Formas de pagamento e processamento
Um dos fatores mais importantes para a realização da operação é o sistema de processamento e também as formas de pagamento serem robustas. Mecanismos de pagamentos variam em todo o mundo, portanto, é sempre necessário conhecer o seu mercado potencial antes de fazer suposições sobre o seu sistema de pagamento.
No Japão, por exemplo, é oferecido o Konbini, um método de pagamento local, que é responsável por um sexto dos pagamentos vindos de comércio eletrônico. Já na Espanha cerca de 100% de pagamentos de comércio eletrônico são pela Visa, MasterCard e American Express, na França, é cerca de 60%, e na Alemanha é de apenas 30%.
Curiosamente, a Alemanha tem um ecossistema de comércio eletrônico bem desenvolvido sem um elevado grau de penetração do cartão de crédito. Enquanto a Índia e outros países asiáticos usam o dinheiro na entrega como preferência.
Vale ressaltar que ao disponibilizar a forma de pagamento, você é obrigado a aceitar o pagamento no método que o cliente preferir. Diferente de cartões de crédito, não existe outra forma de pagamento verdadeiramente global.
Logística
A logística está entre os pontos principais para o sucesso dos ecommerce. Uma logística eficaz tem repetidamente provado ser uma forte vantagem competitiva para o comércio on-line, assim como off-line, para os varejistas. Os custos associados com a logística cross border podem ser o ponto de inflexão para o seu negócio de comércio eletrônico.
Não se trata apenas sobre os custos. É também sobre a confiabilidade e previsibilidade. Diversas empresas de comércio eletrônico trabalham na premissa de que o seu papel termina quando elas podem provar que entregou as mercadorias para o provedor de logística. Porém, não é como o cliente pensa. Os clientes acreditam que você é responsável por assegurar que o produto irá alcançá-los.
Produtos mais solicitados no Cross Border
É inegável que a maioria das vezes as pessoas sempre irão priorizar o bens físicos na hora da compra, sendo assim, o Cross Border segue essa lógica a maioria da porcentagem dos produtos vendidos são os itens físicos como: Roupas, sapatos e acessórios, mas isso não impede o sucesso também o sucesso de itens não físicos, confira abaixo a ordem de preferência do público nos pedidos de Cross Border:
- Roupas, sapatos e acessórios:
- Saúde e produtos de beleza pessoal;
- Hardware de computador:
- Jóias, pedras preciosas e relógios.
Conclusão
Logo percebe-se que essa tendência tende apenas a crescer, em virtude do número de compras on-line aumentarem consideravelmente com o passar dos anos. Tem alguma dúvidas com relação a esse mundo do ecommerce entre em contato com a gente para agendarmos uma reunião e também leia nossos os outros posts do nosso blog para ficar por dentro de tudo que acontecendo no ecommerce.