2 de julho, 2021

Cringe – O que tem a ver com seu e-commerce?

Cringe: o que o debate de gerações tem a ver com sua loja online
Na última semana, as redes sociais foram tomadas por uma chuva de postagens com o termo cringe. Até nós entramos na onda, com o nosso primeiro reels do Instagram (veja). Mas, você sabe o que é cringe? E ainda, como o debate de gerações pode impactar o seu e-commerce? 

Para responder essas e outras questões, vamos contextualizar o universo cringe, que tem gerado discussões virtuais entre as gerações Z e Y. E o mais importante, vamos apontar o caminho para você incluir sua loja online nesse tema em alta. Vamos juntos!

Gen Z ✖️ Millennials

Antes de explicar o que é cringe, precisamos separar o embate dessas duas gerações que, somadas, correspondem a 46% da população mundial. 

De um lado, estão os jovens que nasceram de 1996 a 2010, chamados de Geração Z. Esse grupo cresceu em um mundo com facilidade de acesso à tecnologia, celulares e internet ilimitada. Por isso, os Gen Z têm afinidade com o e-commerce e querem agilidade no processo de compra. Assim como, gostam de se enxergar nas marcas que consomem, cobrando posicionamento em causas sociais. 

Na outra ponta, estão os adultos da Geração Y, também descritos como Millennials. Nascidos entre 1980 e 1995, eles viveram a transição do analógico para o digital e o início da internet. Com um pé em cada década, os Millennials costumam buscar bons preços e atendimento, mesclando a experiência do comércio físico com o online (a tal estratégia omnichannel). 

Então, o que é cringe?

Assim como em todo conflito de gerações, os jovens da Geração Z julgam que alguns “gostos” da Geração Y são considerados ultrapassados. É aí que entra o termo cringe.

Para os Gen Z, cringe é tudo aquilo que os Millennials fazem e que pode ser considerado constrangedor, a tal “vergonha alheia”, o “mico” ou o “cafona”. Nas redes sociais, a lista vai desde tomar café, a usar calça skinny e sapatilha. Como também, de responder com emoji, a gostar de Friends e Harry Potter.

O tema tem sido tão discutido que, nas últimas semanas, a palavra cringe foi uma das 50 mais buscadas pelos brasileiros no Google.   

O que isso tem a ver com o seu e-commerce?

Você deve estar se perguntando: O que todo esse debate de gerações tem a ver com minha loja online? Então, podemos dizer que praticamente tudo! E ainda, que você pode aproveitar o momento para tornar a sua marca mais visível no mercado, atraindo assim a clientela. 

Para isso, há alguns passos que você precisa seguir. E são eles:

1) Entenda seu público

Conhecer seu público e ter uma persona definida, para direcionar suas campanhas de marketing, é essencial para o seu negócio. Assim, identifique quem são seus clientes. Se eles fazem parte da Geração Z ou Y, busque sempre acompanhar as discussões virtuais, como o debate cringe por exemplo. Só assim, você consegue criar um vínculo entre sua marca e seus compradores, garantindo a experiência do cliente e o fluxo de vendas. 

2) Invista em interação

Falando em interação, esse é um dos pontos que você deve investir, principalmente se os Gen Z estão no seu público. Uma das tendências, aqui, são as transmissões ao vivo para apresentar produtos, a live commerce. Como os jovens estão 24 horas conectados em dispositivos móveis, também é importante pensar no seu e-commerce partindo do mobile.     

3) Engaje para ter engajamento

Para a Geração Z, é de extrema importância que uma marca esteja atenta às questões sociais e ambientais. Segundo a consultoria McKinsey, 90% dos jovens deixam de comprar de empresas que não seguem esses ideais. Por isso, produza conteúdos que geram empatia com o seu público. Assim, o engajamento da sua marca pode ser revertido no engajamento da sua clientela. Neste ponto, uma das estratégias que tendem a crescer cada vez mais é o recommerce (confira).  

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