Sobre a Light Chef
A Light Chef teve a sua fundação em 2014, apostando em comidas saudáveis e na praticidade para o consumidor. A loja online proporciona essa ponte entre o usuário e a empresa, além das funcionalidades que possibilitam um atendimento personalizado atribuído às vantagens da implementação Vtex Io, realizada pela Econverse.
Projeto e Objetivo
O objetivo da plataforma além de mostrar o cardápio de seus produtos, consiste em que o usuário possa selecionar os alimentos que deseja, montando o seu combo, ( o kit de produtos de uma forma personalizada). Por não se tratar de algo que se compra diariamente para receber em 30 minutos, é necessário uma antecedência, a grande questão foi o prazo prolongado para montar esse combo para 7, 14 ou 21 dias. Além de dispor de todos os benefícios do VTEX Io, como a rapidez, mobilidade e a proporção da melhor experiência para o usuário, claro com segurança e estabilidade que constituem os valores da Ligth Chef.
Desafio e Solução
A resolução do projeto deu-se por meio do IO, agilidade, mobilidade e estabilidade, mas a grande sacada foi o monte seu combo, este possibilitou que o cliente aumentasse o ticket médio dele, pois o usuário faz uma seleção de com alta gama de produtos para uma longa quantidade de dias, a semana inteira, duas ou mais. O consumidor tem a vantagem ter desconto caso leve em maiores quantidades, por exemplo um filé de frango unitário o mesmo saí aproximadamente por 20%, e comprando para a semana toda fica por 14%. O volume de vendas aumentou e a saída de mais itens também, porque o mínimo de itens são a partir de 7.
O maior problema da Light era poder criar um sistema no qual o consumidor pudesse selecionar as suas refeições diárias de maneira organizada, desde o café da manhã, almoço, ou jantar. Dentro desta configuração, tem uma tabela destacando os preços de forma específica com o valor de cada produto e que no final exibe um resumo mostrando os produtos solicitados no combo e expõe o quanto de economia o usuário obteve em cada adição.
A configuração engloba uma aba ao B2B e possibilita a criação de planos de assinaturas para os consumidores.
Resultados
A VTEX foi fundamental, pois utilizamos a tecnologia do VTEX Io, que permite a criação de um aplicativo customizado dentro do e-commerce, dando a liberdade ao público para criar combos futuros, atrelado ainda a um seletor de preços. Para cada produto resultou em um SKU separado que não exibe dentro do site, apenas aparece no monte seu combo.
Tais configurações contribuíram para a diminuição de volume no Sac do cliente, pois sanou as dúvidas dos consumidores, especialmente para os novos consumidores que ainda não conhecem os produtos e os procedimentos, nós da Econverse traçamos essa estratégia junto com a Ligth Chef de ter combos prontos customizáveis de acordo com cada necessidade, otimizando processos e gerando uma boa experiência no processo de compra.
A problemática foi a precificação de acordo com o Kit monte seu combo, a solução foi criar um produto único chamado filé de frango, e ter SKUS diferentes com estoques compartilhados entre eles, o que o RP já executa, no qual eu tenho o mesmo produto, com SKUS diferentes e cada um tem o seu preço. Por exemplo: O SKU principal que é o filé de frango unitário que saí por aproximadamente 20%, o outro que é para os 7 dias tem uma porcentagem de preço menor e assim sucessivamente.
A resposta que tivemos foi positiva. Trabalhar nossas as estratégias combinadas as configurações da VTEX foi o o que proporcionou o nosso êxito e mais um cliente satisfeito