Curva ABC no planejamento de estoque
Um dos métodos mais usados na administração de estoque é a curva ABC. Com ele, é possível classificar os itens em suas devidas classes, com o intuito de impactar positivamente nos custos.
O primeiro passo para a implantação é entender e anotar quais os principais produtos que seu e-commerce vende. Assim, você conseguirá centralizar todo seu cenário de vendas de produtos. Após isso, separe-os nos seguintes grupos:
Grupo A:
São os produtos que representam 80% do faturamento do e-commerce. Eles geralmente possuem preços mais altos.
Grupo B:
São os produtos que representam 15% do faturamento do e-commerce. Geralmente, tem valor mediano.
Grupo C:
São os produtos que representam 5% do faturamento do e-commerce. Geralmente, são os de valores mais baixos.
Depois de feita essa separação, trabalhe os dados levantados. Fique atento para nunca faltar estoque, e busque sempre melhorar a atuação do marketing dos produtos. Invista na divulgação dos itens do grupo A, ou até mesmo subtraia um certo percentual do grupo A e acrescente nos segmentos B e C. Aos poucos, você vai descobrir o que funciona melhor dentro do seu e-commerce.
Fale com a Econverse
A Econverse está aqui para ajudar com o planejamento de estoque. Vamos conversar sobre como melhorar o seu e-commerce? Entre em contato. A Econverse é uma agência de implantação VTEX e Shopify focada em e-commerce.
E-mail: contato@agenciaeconverse.com.br
Tel: +55 11 4193-4591