16 de setembro, 2019

Black Friday 2019 em 5 pontos

Em 2018, a Black Friday movimentou R$ 2,6 bilhões, impulsionada por consumidores que procuravam boas ofertas e que desejavam realizar suas primeiras compras online. Neste ano, é esperado que a Black Friday 2019 atinja R$13,5 bilhões de faturamento, com aumento de 4% em relação ao ano passado, crescimento lento se comparado com o mesmo período anterior – em 2018 foi de 9%. 

Marcando presença no calendário comercial desde 2010, a Black Friday vem se tornando uma das datas mais importantes para o e-commerce brasileiro. O evento traz boas oportunidades de faturamento, de fortalecimento da marca e de ganho de mercado. Para que você possa explorar todo o potencial da Black Friday 2019, enumeramos 5 pontos importantes para melhorar suas estratégias. 

1) Tudo começa com planejamento

Quando o assunto é e-commerce não adianta: o primeiro passo é sempre o planejamento. E se tratando de Black Friday, planejar toma outras proporções. Como o ambiente virtual está organizado? O estoque é suficiente? Quais produtos terão mais destaque? Quanto se espera faturar? Como atingir esse número? O site consegue suportar um grande número de acessos simultâneos? 

Podem ser muitas perguntas, mas é possível começar o planejamento partindo de certos pontos:

  • a) Site (estrutura, servidor, UX, sistemas de pagamentos); 
  • b) Promoção (banners, política de preços, vantagens, brindes);
  • c) Estoque (A quantidade de produtos é suficiente? O que falta? O que pode ser explorado? Existem produtos juntando pó, parados no Estoque? Qual a estratégia para tirá-los de lá?);
  • d) Consumidor (O que ele deseja? O que ele espera da sua loja na Black Friday? Como ele será engajado?). 

Deve-se incluir também na lista: cronograma, organização interna e escopo. Tudo deve ser pensado para garantir um aproveitamento máximo com a data, além de evitar correria e dor de cabeça de última hora.

2) Preço ainda é a chave

Não adianta: quando se fala de Black Friday, a primeira expectativa é preços baixos. Promoção relâmpago, descontos progressivos e preços competitivos em produtos chave serão seus aliados. Unindo, também, a expectativa da data (encontrar preços efetivamente mais baixos que o comum) e boas oportunidades de consumo. 

Preço não é o único fator para que seu cliente clique em “comprar”, mas ainda é principal ponto da data Black Friday. 

3) Faça da compra uma experiência de verdade

Ofereça mais do que preço e bons produtos. É cada vez mais importante agregar prazer e vantagem durante a navegação e processo de compra. É fácil comprar no seu site? O que o cliente ganha quando realiza uma transação? Qual sensação é possível causar entre um clicar e outro? Este é um ótimo momento para pensar em brindes e recompensas, assim como em toda UX do caminho de compra do seu consumidor. É válido lembrar que quanto melhor a experiência de compra, maiores as chances de a sua loja ser visitada após a Black Friday 2019, aproveitando para engajar seu cliente para o Natal, por exemplo, e estreitando a relação entre marca e cliente.

4) Ninguém gosta de esperar

É fato que o ato de compra online cria ansiedade. Segundo dados divulgados pelo Google Retail Summit, 45% dos consumidores definem frete grátis como item fundamental de compra, enquanto 40% lembra que agilidade é essencial. Com isso, para a Black Friday 2019 é interessante pensar em estratégias de entrega expressa (retirar na loja ou em algum ponto), em horários e dias de entregas diferenciados, assim como na política de frete grátis.

Por falar em frete, o valor dele também é um fator essencial, se for muito alto, pode implicar em desistência da compra. É importante, também, pensar em estratégias que permitam desconto no valor de entrega final. Quanto mais assertiva a entrega, maiores são as chances de ganhar o cliente para futuras compras.

5) A Black Friday começa antes da Black Friday

Ninguém gosta de virar a madrugada para conseguir comprar algo, ou ainda, ter que competir pelo estoque da loja. Uma estratégia, adotada atualmente por grandes marcas, é iniciar a Black Friday antes da data em si, e continuar posteriormente também. Muitos clientes aproveitam ofertas e promoções, iniciando as compras uma semana antes e continuando na semana posterior, entre segunda e quinta-feira. A ideia, então, é instigar o cliente a verificar o que está sendo oferecido, e a realizar a compra sem pressa.

Em 2018, mais da metade dos clientes entrevistados disseram comprar em apenas uma loja, para centralizar todo o processo e conseguir receber mais produtos de uma única vez. Esses 58% de consumidores mostram que criar um cronograma que contemple desde os curiosos pelo o que sobra da Black Friday até aqueles que têm pressa e querem agilidade, não só é uma certeza de melhor aproveitamento sazonal, como também, pode criar boas oportunidades de negócio. 

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