Ok, o nome pode parecer um tanto rebuscado, mas talvez este tipo de análise seja a luz do seu projeto. Então, neste post vamos explicar o que é a tal da Análise Heurística e como ela pode turbinar as vendas da sua loja virtual.
O que é Análise Heurística
A Análise Heurística nada mais é do que um método que tem o objetivo de achar soluções para um problema. Essa metodologia pode ser criada de acordo com as necessidades de cada empresa. Ou então, pode seguir alguns modelos pré-determinados, como as Heurísticas de Nielsen, publicadas em 1990.
No cenário do e-commerce, o empenho será para encontrar possíveis erros que afetem a experiência do consumidor (CX) dentro do ambiente virtual. Sim, essa é a hora do “pente fino”. É hora de enxergar o que faz com que o cliente abandone o carrinho antes de finalizar a compra. Sendo assim, essa avaliação pode ser feita em dois momentos: na fase de testes ou na readequação do site.
Direcionando o sucesso do e-commerce
Tal análise pode ser desenvolvida por um especialista de UX Design. Porém, a heurística também pode englobar outras áreas, além do design. Esse processo pode envolver profissionais dos setores de conteúdo, marketing e arquitetura da informação, por exemplo.
Estabelecidos os “envolvidos”, pode-se criar uma documentação em conjunto. Nela, cada especialista vai listar os problemas encontrados e apontar soluções. Aqui, são atribuídos os níveis de importância de cada heurística, gerando uma porcentagem de erro em cada setor. Assim, fica mais claro montar uma fila de prioridades com o que deve ser arrumado.
Se aplicada, a Análise Heurística vai direcionar os próximos passos de sucesso da sua loja online. No fim do mês, ela será considerada o ponto de ignição que trouxe mais clientes, que aumentou as vendas e que subiu a credibilidade da sua marca no mercado.
Conte com a Econverse
Quer aplicar a Análise Heurística na sua companhia? A equipe da Econverse está pronta para fazer um estudo detalhado da sua loja online. E o melhor de tudo: também temos especialistas que podem solucionar os problemas encontrados. Somos apaixonados por elevar o nível do seu e-commerce. Vamos fechar esse match? Entre em contato.
Econverse
Telefone: +55 11 5199-4095
Celular: +55 11 99574-1825
E-mail: contato@agenciaeconverse.com.br