21 de maio, 2021

Mouseover – Melhorando a experiência do cliente

Mouseover é uma das funcionalidades que guia o cliente no fluxo de compra
Você está navegando em um site de vendas de bolsas e, ao passar o mouse sobre um produto, a foto dele muda de cor. Ou então, ao clicar na categoria “outlet” no menu, a palavra fica em negrito. Essas duas situações só são possíveis quando um e-commerce tem a função do mouseover habilitada. 

E é justamente desse recurso que vamos falar neste post. Então, já anota as dicas para melhorar a usabilidade da sua loja online e, consequentemente, ter sucesso nas vendas. 

Mouseover e suas características

Os dois exemplos do começo do texto representam na prática o que é o mouseover. Na teoria, a funcionalidade ativa uma reação visual quando o usuário aproxima o mouse de um elemento do site.

Essa reação pode ser uma mudança de cor, um sublinhado ou negrito, as possibilidades são infinitas. Tudo vai depender do que fica mais atrativo para a sua audiência.   

Sendo assim, a ferramenta pode ser personalizada. Assim como, pode ser implantada formato no mobile, porém, ela tende a ser mais eficiente no desktop.     

Aqui tem interatividade 

Agora que sabemos o conceito, se pararmos para observar, o mouseover já faz parte do nosso dia a dia. Uma vez que a grande maioria dos portais online, ou dos aplicativos, utilizam a funcionalidade. 

Aqui no blog da Econverse mesmo, na versão desktop, quando você coloca o cursor na foto de capa de um post, a imagem fica mais nítida. Ou então, quando uma palavra tem um link, o endereço aparece na barra inferior. 

Outro exemplo é a loja online da Puket, que compõe a nossa cartela de clientes. No desktop, as categorias do menu do site mudam de cor quando são acessadas (veja aqui).  

E também tem um “up” na experiência do cliente

Você já percebeu que o universo do mouseover é um caminho sem volta, não? Por isso, vamos aos benefícios que a funcionalidade pode trazer para a sua loja virtual.

Uma das principais vantagens em utilizar o mouseover no e-commerce é que ele guia o cliente no processo de compra. Isso faz com que a navegação seja mais intuitiva e interativa.  

Falando em interação, esse “caminho das pedras” do mouseover traz para o público a sensação de estar em um ambiente seguro, onde ele tem autonomia para escolher seus produtos. Assim, a chance desse mero visitante se tornar um consumidor, finalizando uma compra, é muito mais garantida.      

Em meio a todo esse processo, o mouseover pode ainda melhorar a usabilidade da sua loja online – um dos objetivos do UX Design. Como também, contribui para que a experiência do seu cliente seja cada vez mais assertiva.  

Vem apostar nessa funcionalidade

Então, quer adotar o efeito mouseover no seu e-commerce? Tem ideia de como fazer, mas, não sabe como implantar? Aqui, na Econverse, você encontra profissionais das áreas de Desenvolvimento e Design prontos para indicar a melhor escolha para a sua loja online. Vamos conversar! 

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