Neste post, vamos contar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Assim como, vamos apresentar as três vantagens que você terá ao aderir ao Live Commerce, acompanhando o mercado nessa tendência.
Como tudo começou
Em uma tradução, o Live Commerce é o “comércio ao vivo”. Esse termo surgiu da junção das lives com o e-commerce. Portanto, a estratégia consiste em transmissões ao vivo para promover a venda de produtos, tudo dentro de uma mesma plataforma.
Esse conceito teve origem na China em 2014, ganhando popularidade por lá em 2017. Já aqui no Brasil, o Live Commerce começou a ser explorado em 2020, impulsionado pela pandemia. Neste período, diversas marcas tiveram que mudar as estratégias de vendas e apostar no comércio online. Assim, a vitrine virtual das lives se tornou uma saída para a sobrevivência do varejo brasileiro.
Live Commerce na prática
Se puxarmos na memória, esse modo de vender produtos fazendo demonstrações já era feito na TV brasileira, em canais como o Shoptime. A diferença, agora, é que tudo acontece no ambiente virtual, desde a apresentação dos produtos até a venda em si.
E essa tendência ganhou terreno por aqui com marcas como a Farm, de vestuário feminino, e a Americanas.com, de variedades. No caso da Farm, o processo de compra foi implantado na aba lateral da plataforma de streaming, com descontos nas peças para quem comprasse durante a live. Já a Americanas.com apostou em influenciadores digitais de cada segmento, com transmissões que aconteceram dentro do aplicativo da própria loja.
As lives musicais, que deram o start no ano passado, também aproveitaram parte do conceito do Live Commerce. Em shows patrocinados, por exemplo, as marcas passaram a disponibilizar links para suas páginas de e-commerce. Assim como, os artistas divulgaram QR Codes das suas lojas virtuais, com produtos como camisetas e CD’s.
Confira as 3 vantagens
Agora que já estamos por dentro do assunto, que tal listar as vantagens em apostar na tendência do Live Commerce? Então, lá vamos nós!
1) Aproxima o cliente da loja
Como as transmissões acontecem ao vivo, a possibilidade de interação com o público, por meio de chat, tem o poder de aproximar o cliente da marca. Isso gera um engajamento com a sua audiência e, consequentemente, aumenta as chances de simples espectadores se tornarem compradores. Além disso, a live contribui para que a experiência do cliente seja cada vez melhor.
2) Aumenta a credibilidade
Essa relação, de loja e cliente, é fundamental e pode trazer grandes benefícios para o seu e-commerce. Principalmente, quando falamos de reconhecimento e credibilidade no mercado. Todo esse processo pode fazer com que você se destaque em meio à concorrência, se tornando assim, a primeira opção de loja online para o consumidor.
3) Impulsiona as vendas
Por falar em ser a primeira opção de compra, essa interação com o público pode impulsionar o ticket médio, a conversão e as vendas dentro do seu negócio. Assim como o resultado positivo pode vir da construção da credibilidade, uma vez que você mostra para o seu público que sua loja é especialista no que faz.
Por esses motivos, tenha em mente que para apostar em tendências, como o LIve Commerce, é necessário ter um planejamento prévio. Então, garanta tanto uma estrutura tecnológica para a transmissão, como um controle de estoque, por exemplo. Lembre-se, ainda, de divulgar a ação nas redes sociais, já que essa é a chave do sucesso nos dias de hoje.
Vamos conversar sobre tendências?
Como já virou costume aqui no blog, e você já deve ter percebido, adoramos falar de tendências. E mais do que isso, também temos paixão por trocar experiências. Então, vamos conversar sobre Live Commerce e outras estratégias que podem destacar sua loja virtual? Entre em contato com a Econverse!
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