Mas, antes de explorarmos os pontos positivos dessa estratégia, vamos apresentar tudo o que você precisa saber sobre Cashback. Então, vamos juntos!
O início do Cashback como tendência
Em uma tradução, Cashback quer dizer “dinheiro de volta”. O sistema surgiu nos Estados Unidos, na década de 1990. Por aqui, a também chamada “compra inteligente” chegou em 2007, e caiu nas graças do comércio nos últimos anos, principalmente depois da pandemia do coronavírus, que elevou ainda mais as vendas do e-commerce.
Para se ter uma ideia da popularidade do sistema no Brasil, os cupons de desconto e o Cashback movimentaram mais de R$ 1,5 bilhão no comércio online, isso só no primeiro semestre de 2020. Foi o que apontou a pesquisa realizada pela Ebit|Nielsen, em parceria com a Elo.
Na prática, o Cashback permite que o consumidor adquira um produto na sua loja e receba de volta uma parcela do que ele gastou. Esse valor, então, pode ficar como crédito para a próxima compra, pode ser depositado direto na conta do cliente, ou pode ser doado para uma instituição de caridade.
Como funciona
Para que esse recurso seja implantado na sua loja online, você precisa contratar uma empresa operadora de Cashback, que fica com uma taxa em cima de cada venda. No Brasil, há diversas companhias que oferecem esse serviço, sendo que as mais conhecidas são a AME Digital, PicPay e Méliuz.
Com isso, o processo acontece da seguinte forma: o consumidor faz cadastro na operadora de Cashback e na sua loja virtual; depois, ele realiza a compra normalmente; após o pagamento, é informado o valor que será devolvido; então, o cliente escolhe como ele receberá o dinheiro de volta.
Vantagens para cliente e vendedor
Ok, pode parecer que você, dono de e-commerce, não terá vantagem com essa integração. Só que estamos aqui para dizer que os benefícios são infinitos, para os dois lados. Vamos, então, aos principais!
1) Fideliza clientes
O Cashback é uma poderosa arma de recompra, já que oferece um benefício para que o cliente volte a consumir. Assim, as chances de um mero consumidor se tornar seu freguês são maiores, gerando uma fidelização. Por isso, nunca se esqueça de ter sua persona como foco.
2) Aumenta as vendas
Essa fidelização de clientes, por sua vez, traz um retorno nas vendas. E sabemos que esse é um dos pontos mais importantes para a saúde do seu negócio. Isso inclui, também, um aumento no ticket médio e na credibilidade da sua marca, mostrando que você está atento às tendências do varejo..
3) Turbina o omnichannel
Outra vantagem do Cashback é que ele pode contribuir para uma estratégia omnichannel. Por exemplo, o cliente pode adquirir um produto na loja física, e ganhar um Cashback para usar na loja online. Se aliada a implantação de uma Dark Store (saiba mais), essa estratégia ainda tem o poder de melhorar a experiência de compra.
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