16 de julho, 2021

Tudo o que você precisa saber sobre Social Commerce

Aposte no Social Commerce como extensão da sua loja online
Você pode até não conhecer o termo Social Commerce, mas está em contato com ele praticamente o dia todo. Isso porque, o conceito se tornou parte da nossa rotina nas redes sociais. Ao ponto de participarmos do movimento quase que no “piloto automático”. 

Social Commerce em ação

Para entender melhor o que é o Social Commerce, vamos a um exemplo prático. Você quer comprar um tênis da Red Nose (cliente Econverse), mas não quer ir até uma loja física para experimentar um par. Então, você pesquisa no Google e no Instagram para saber se outras pessoas, que já compram o calçado, ficaram satisfeitas, tanto com o produto quanto com a compra online.

Assim, você fica mais confiante e decide adquirir o tênis na loja virtual da Red Nose. Ou então, já faz a compra direto no perfil da marca, no Instagram. 

Em resumo, você passou por todo o processo do Social Commerce, sem nem saber que essa ação tinha um nome específico. Então, vamos conhecer um pouco mais sobre esse método de vendas online!

Redes sociais + comércio eletrônico

O Social Commerce pode ser definido como a união das mídias sociais com o e-commerce, incluindo a venda direto nas redes sociais e a interação com o público. O objetivo, então, é estreitar o relacionamento entre cliente e marca, melhorar a experiência de compra e acompanhar mais essa tendência do varejo.

E não é à toa que as redes sociais são o caminho das vendas online, já que a maioria dos consumidores está 24 horas conectada, principalmente no mobile. Sendo que você deve ter uma dedicação maior ainda às mídias se sua persona estiver na faixa etária da Geração Z (entenda).

Alguns dados interessantes  

De acordo com pesquisa da Social Miner e Opinion Box, divulgada em junho deste ano, 74% do público que adere ao e-commerce costuma fazer compras pelas redes sociais. Ainda, 76% dos entrevistados usam as redes para pesquisar avaliações e preços de produtos, sendo que as buscas são feitas no Instagram (62%), no Facebook (61%) e no Google (61%).     

O levantamento também apontou que o Social Commerce tende a crescer cada vez mais, movido por estratégias como o PIX e o Live Commerce. Dos consumidores que ainda não compram pelas redes sociais, 22% afirmaram que experimentarão o recurso nos próximos seis meses. 

Principais vantagens

Agora que temos o assunto bem claro, vamos aos benefícios que o Social Commerce pode trazer para o seu negócio?

1) Aumenta a visibilidade

Nem precisa falar que as redes sociais se tornaram uma verdadeira vitrine para o comércio eletrônico. Então, essa é uma das melhores formas de fazer com que sua loja seja notada. Por isso, invista em formatos novos, como o Reels do Instagram, para ter mais alcance de público; assim como, nos famosos gatilhos mentais e CTA’s.  

2) Aproxima o cliente

O Social Commerce também tem o poder de aproximar a clientela. Então, cuide dessa relação. Seja rápido e ético para responder os comentários e mensagens, tudo sempre dentro do tom de voz da sua marca. Afinal, o intuito é ter clientes felizes, que compartilham, indicam e falam bem dos seus produtos para outros possíveis clientes.    

3) Melhora a experiência de compra

Por fim, todo esse ciclo faz com que a experiência do cliente seja cada vez melhor, mais fácil e assertiva. Aqui também vale mencionar que a compra e venda nas redes sociais pode contribuir para que a estratégia omnichannel (aproximação do comércio físico com o online) se desenvolva de forma natural.    

Tenha um e-commerce como base 

As ferramentas de Social Commerce, disponíveis no Instagram, Facebook, WhatsApp e afins, podem funcionar com uma porta de entrada para microempreendedores. Mesmo assim, você deve ter um e-commerce como base para fazer suas vendas. 

Isso porque, a ideia é que o seu catálogo nas redes tenha apenas alguns produtos. Assim, a sua loja virtual figura como um universo expandido, onde seu cliente encontra tudo o que sua marca pode oferecer. Além do mais, ter um e-commerce traz credibilidade para o seu negócio.

Então, vamos estruturar bem esse alicerce? A Econverse é especialista em implantação e evolução de lojas online. Entre em contato! 

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