Porém, a comemoração deste ano será mais uma vez afetada pela pandemia, que ainda impõe algumas restrições ao comércio físico. Neste contexto, o e-commerce é a melhor opção para garantir o presente ideal para o crush, ou, para pedir aquele jantar especial pelo delivery.
Então, vamos às expectativas para o match das vendas online neste Dia dos Namorados.
Data promete lucro no e-commerce
Mas antes, vamos olhar para 2020. Com a pandemia em ascensão no Brasil, o dia 12 de junho do ano passado foi o primeiro com medidas de isolamento mais rígidas.
Assim, de acordo com dados do Compre e Confie, as compras online na data chegaram a 15,8 milhões. Com isso, o faturamento das lojas virtuais totalizou R$ 6,45 bilhões.
Para este ano, a expectativa é superar as vendas de 2020. Uma projeção, da especialista em dados de e-commerce, Neotrust, estima que o faturamento do Dia dos Namorados 2021 deve crescer em 10%. Isso representa um lucro de R$ 6,9 bilhões para o comércio eletrônico. No entanto, o número de pedidos pode cair alguns pontos, para 15,2 milhões.
Já para a pesquisa da All iN/Social Miner e Opinion Box, 53% dos entrevistados disseram que vão presentear alguém na data, um aumento de 6% na comparação com 2020. Com relação a benefícios na hora da compra, os mais citados foram bons preços, promoções, garantia de qualidade de produto e vantagens no frete.
Também foi levantado que o cartão de crédito ainda será o campeão na forma de pagamento, com 57%. Porém, o PIX será adotado por 29% dos entrevistados.
Use e abuse das tendências
Já que falamos em PIX, uma sazonalidade, como o Dia dos Namorados, é a chance do seu e-commerce apostar em tendências de mercado.
Uma delas, é justamente o PIX como forma de pagamento. Como já falamos aqui no blog (veja), este é um recurso que veio para revolucionar a experiência do cliente e a jornada de compra. Então, já pode shippar essa opção no seu fluxo de venda.
Outra estratégia, que tem ganhado espaço, é a chamada Live Commerce. Essa transmissão ao vivo, mostrando o detalhe de cada produto, pode ser a melhor forma da sua loja online conquistar aquele cliente indeciso. Além disso, pode fazer com que a sua marca tenha um lugar especial no coração do seu público.
Um ponto a ser considerado, também, é a estratégia omnichannel. Isso porque grande parte dos consumidores comparam os preços online com o comércio físico. Assim, quanto mais próxima for essa integração, do online com o físico, mais seu cliente se sentirá realizado com uma compra.
Sua loja online está pronta para o Dia dos Namorados?
Essas são apenas algumas dicas de como você pode conduzir seu e-commerce no Dia dos Namorados. Então, que tal planejar como serão as próximas sazonalidades do ano? Aqui, na Econverse, nós amamos evoluir o relacionamento da sua loja online com seus clientes. Vamos juntos nessa caminhada!
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