A evolução tecnológica nos últimos tempos fez surgir cada vez mais ferramentas e ideias transformadoras, logo, o pensamentos dos consumidores vem sofrendo alterações também, de modo que para você conseguir ter êxito no mercado é necessário se adaptar a ele, tanto fisicamente como digitalmente. Todas essas mudanças vem fazendo com que o ecommerce venha crescendo cada vez mais.
De acordo com o relatório Global Payments Report, divulgado pela Worldpay from FIS, as vendas do e-commerce no Brasil devem avançar 95% até 2025.
Diante de tudo isso é inevitável que novas tendências não surjam, nessa matéria separamos algumas para você ficar de olho em 2023, confira:
Estratégia Multicanal
A ideia do omnichannel consiste em integrar diferentes canais de venda e comunicação para personalizar o processo de compra. A ideia dessa estratégia é garantir que sua marca esteja em constante movimento por todos os canais que seu público-alvo costuma acessar.
Uma pesquisa realizada pela All iN e Social Miner em conjunto com a Opinion Box constatou que 60 % dos brasileiros estão começando a consumir uma combinação usando varejo online e físico.
Desde então, muitas estratégias omnichannel se popularizaram entre os consumidores, trazendo mais comodidade e flexibilidade à sua experiência de compra.
Atendimento Centralizado
Se um cliente faz o primeiro contato pelo e-mail, depois pelo chat online, ele não precisa explicar seu problema inteiro novamente, uma vez que o histórico da conversa fica registrado na mesma plataforma. Portanto, vai ser cada vez mais normal marcas aderirem ao chat online para facilitar todo o processo de compra e venda.
Logística mais eficiente
Três pontos que precisam estar completamente integrados são: As trocas, devoluções e controle de estoque. Por exemplo, se a última unidade de um produto foi comprada, essa informação deve ser imediatamente atualizada nos demais canais para não ocorrer a venda de um produto que não esteja mais disponível.
Mobile Commerce
O mobile commerce trata-se de uma adaptação do Ecommerce para os dispositivos móveis. Seu crescimento tem sido tão relevante nos últimos tempos que tanto os grandes quanto os pequenos empresários têm investido nele. Muito se deve aos smartphones em virtude deles serem a principal forma dos consumidores se conectem a internet.
Por esse motivo, seja qual for o seu negócio, provavelmente os seus clientes vão possuir dispositivos móveis. Exatamente por isso podemos dizer que o mobile commerce é uma evolução do Ecommerce. Isso porque essa mudança foi a solução para atender às pessoas que não usam computadores, mas ainda assim são clientes potenciais para o Ecommerce.
Compliance Fiscal
A falta de conhecimento das práticas e regras fiscais, podem acabar gerando o pagamento de impostos duplicados e, até mesmo, algumas práticas proibidas. Por exemplo, você sabia que um produto, em hipótese alguma, pode sair do centro de distribuição antes da emissão da nota fiscal? Por isso, tenha um contador de confiança para te auxiliar aqui. Esse é apenas um dos exemplos que podemos citar, mas existem diversos outros. Portanto, é imprescindível ter o conhecimento completo das práticas e regras fiscais.
Voice Commerce
Outra grande tendência do e-commerce para 2022 é o voice commerce, uma prática que tem sido impulsionada pelo Google, que configurou seu algoritmo para compreender melhor as buscas por voz.
Tudo o que agiliza o processo de comunicação e compra tende a ser forte entre os usuários. A crescente demanda por podcasts e o grande volume de mensagens de voz encaminhadas no WhatsApp, por exemplo, são prova disso.
Assistentes de voz como Siri, Alexa, Google Assistant e outros vão se tornar ainda mais presentes em nossas vidas. O impacto dessa tecnologia no processo de compra pode não ser óbvio à primeira vista. No entanto, gigantes como Natura e Domino ‘s já desenvolveram tecnologias que permitem realizar todo o processo de compra por meio de mecanismos de votação.
Você não precisa ir longe para aderir a essa tendência. Otimizar os títulos e descrições do seu e-commerce para refletir como uma pessoa perguntaria sobre aquele produto já é uma etapa muito importante para aparecer nos resultados da pesquisa por voz. Para isso, é importante seguir boas práticas de SEO para ecommerce.
Marketplace
O marketplace já é bastante conhecido e tendência para o próximo ano. Funcionando como um “shopping virtual”, esse modelo de negócio tem revolucionado o comércio eletrônico.
Fora que ele surge como uma das modalidades de melhor custo benefício, em virtude de possibilitar começar com menos investimento, ter um público diversificado e com maiores oportunidades de vendas
Tecnologia no processo de compra
Segundo pesquisa feita pela UPS, aproximadamente 86% dos consumidores entendem que a tecnologia favorece muito durante o processo de compra.
Dado que a experiência do cliente é uma tendência do e-commerce que tem se repetido ao longo dos anos, aprimorar o processo de compra na sua loja virtual pode ser um grande diferencial de mercado para sua empresa.
Veja algumas das soluções de pagamento que ajudam a sua estratégia de vendas:
- Compra através de um clique: também chamada de one-click buy, esse recurso permite comprar no seu site com apenas um clique;
- Retentativa Multiadquirente: reprocessa automaticamente as transações que não foram finalizadas em função de alguma falha de conexão com a adquirente, a bandeira de cartão ou o banco emissor;
Em conclusão, os últimos tempos foram marcados por profundas mudanças no varejo e nos hábitos de consumo da sociedade, o que continuará afetando diretamente o comércio eletrônico através dessas tendências.
Por isso se torna imprescindível acompanhar as tendências do comércio eletrônico para suprir as necessidades do público e manter o seu negócio relevante e atrativo no mercado.
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