16 de abril, 2021

Como a Análise Heurística pode turbinar seu e-commerce

Análise heurística levanta o que pode ser melhorado em um e-commerce
Como está a usabilidade do seu e-commerce? Ele trava na hora de finalizar a compra? Ele não tem cores que incentivam o clique no botão “comprar”? Ele não tem texto SEO para ajudar no ranqueamento do Google? Ele não oferece produtos semelhantes depois de uma compra? Todos esses questionamentos, e muitos outros, podem ser levantados durante uma Análise Heurística. 

Ok, o nome pode parecer um tanto rebuscado, mas talvez este tipo de análise seja a luz do seu projeto. Então, neste post vamos explicar o que é a tal da Análise Heurística e como ela pode turbinar as vendas da sua loja virtual.

O que é Análise Heurística 

A Análise Heurística nada mais é do que um método que tem o objetivo de achar soluções para um problema. Essa metodologia pode ser criada de acordo com as necessidades de cada empresa. Ou então, pode seguir alguns modelos pré-determinados, como as Heurísticas de Nielsen, publicadas em 1990. 

No cenário do e-commerce, o empenho será para encontrar possíveis erros que afetem a experiência do consumidor (CX) dentro do ambiente virtual. Sim, essa é a hora do “pente fino”. É hora de enxergar o que faz com que o cliente abandone o carrinho antes de finalizar a compra. Sendo assim, essa avaliação pode ser feita em dois momentos: na fase de testes ou na readequação do site.  

Direcionando o sucesso do e-commerce

Tal análise pode ser desenvolvida por um especialista de UX Design. Porém, a heurística também pode englobar outras áreas, além do design. Esse processo pode envolver profissionais dos setores de conteúdo, marketing e arquitetura da informação, por exemplo.

Estabelecidos os “envolvidos”, pode-se criar uma documentação em conjunto. Nela, cada especialista vai listar os problemas encontrados e apontar soluções. Aqui, são atribuídos os níveis de importância de cada heurística, gerando uma porcentagem de erro em cada setor. Assim, fica mais claro montar uma fila de prioridades com o que deve ser arrumado. 

Se aplicada, a Análise Heurística vai direcionar os próximos passos de sucesso da sua loja online. No fim do mês, ela será considerada o ponto de ignição que trouxe mais clientes, que aumentou as vendas e que subiu a credibilidade da sua marca no mercado.     

Conte com a Econverse 

Quer aplicar a Análise Heurística na sua companhia? A equipe da Econverse está pronta para fazer um estudo detalhado da sua loja online. E o melhor de tudo: também temos especialistas que podem solucionar os problemas encontrados. Somos apaixonados por elevar o nível do seu e-commerce. Vamos fechar esse match? Entre em contato. 

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