19 de março, 2021

PIX – Sua loja online à frente da concorrência

PIX é uma tendência a ser explorada no e-commerce
A máxima do e-commerce é “acompanhe novas tendências tecnológicas”. A criação de uma loja virtual, em si, já está atrelada à seguir essa inovação. A pergunta aqui, em 2021, é: Sua venda online tem o PIX como opção de pagamento?

Ok, estamos apenas no começo da operação no Brasil, mas, talvez essa seja uma questão que você, dono de e-commerce, tenha que resolver ainda este ano. Vamos sair à frente da concorrência com o PIX? 

Novembro de 2020: Lançamento PIX

O PIX foi criado pelo Banco Central (BC) e entrou em funcionamento em novembro de 2020. Nele, as transações ocorrem a qualquer hora do dia e demoram até 10 segundos para serem finalizadas. O sistema não tem cobrança de taxas, diferente das tradicionais TED e DOC. Ele está disponível para transferências entre pessoas físicas, de pessoas físicas para comércios e entre estabelecimentos. Assim como pode ser utilizado para pagamentos de impostos e taxas governamentais.        

Segundo o BC, antes mesmo do início da operação, 30 milhões de pessoas físicas e 1,8 milhão de pessoas jurídicas já tinham cadastrado suas chaves PIX, que podem ser o CPF, CNPJ, número de celular ou e-mail. Uma pesquisa do Google, realizada um mês antes do lançamento, revelou a empolgação do brasileiro com a nova forma de pagamento instantâneo. Ao estudo, 24% dos consumidores disseram acreditar nas vantagens no PIX, e 21% afirmaram que gostam de testar novidades tecnológicas. 

Primeiros meses no e-commerce

Depois dessa fomentação inicial, um levantamento recente mostrou que o pagamento por PIX ainda é tímido no universo do e-commerce. Foi o que apontou a pesquisa da plataforma Idid e da consultoria GMattos divulgada no início de março, com as 60 maiores lojas virtuais brasileiras. Delas, apenas 16,7% já adotaram o PIX, ou seja, um total de 10. Enquanto isso, o principal meio de pagamento no varejo online continua sendo o cartão de crédito (98,3%), seguido de boleto bancário (75%), carteiras digitais (50%) e débito (38,3%). 

Contudo, estes são dados do início de janeiro, e um tipo de operação como o PIX pode atingir números relevantes ainda em 2021. Como há poucos e-commerces com o processo funcionando, aqueles que fizerem uma implantação eficiente, tanto para o próprio lojista como para o cliente, sairão na frente da concorrência.  

Como funciona e as vantagens de ter PIX no e-commerce

Na prática, com a inclusão do PIX nas formas de pagamento, o usuário poderá selecionar a opção “pagar com PIX”. A loja, então, deve gerar um QR Code ou informar o código de compra, simples assim. O pagamento pode ser feito em qualquer tipo de conta ou instituição, sem taxa de transação para o consumidor. Porém, você, dono de e-commerce, terá que contratar uma intermediadora para fazer o processo (falaremos desse ponto mais abaixo).  

Entre alguns dos benefícios de abraçar a tendência estão:

  • 1) Compra mais simples e imediata

Como a transação é instantânea, o PIX traz uma sensação de realização ao consumidor. Assim como ajuda no fluxo de caixa da empresa, já que o valor integral da venda é recebido de imediato, diferente do que acontece com o pagamento em boleto.

  • 2) Fim da reserva de estoque

A liberação de estoque é uma das principais vantagens, se comparado com as outras formas de pagamento. No PIX, o produto entra no processo de venda e sai de forma imediata da loja. Diferente do que acontece com cartão de crédito, em que o cliente reserva a peça e pode desistir da compra antes de fechar a fatura, segurando o item que já poderia ter sido vendido à outra pessoa. 

Mas, atenção neste ponto: tenha um controle do estoque. Isso evita que a compra tenha que ser cancelada por falta de produto, opção disponível no PIX para o comerciante. Caso seja necessário, o processo tende a ser um pouco mais complicado do que um estorno de cartão de crédito.   

  • 3) Diminuição de desistências

Mesmo com a possibilidade de cancelamento por falta de estoque, o PIX é ótimo para gerar compras por impulso. Nas outras formas de pagamento, o cliente tem tempo para refletir sobre aquela compra e, eventualmente, cancelá-la. Já no pagamento instantâneo não há essa possibilidade, uma vez que a compra é finalizada de forma imediata.

Configurando o PIX

Ainda que não tenha taxa, o pagamento por PIX exige que o e-commerce contrate uma intermediadora para executar a transação. Para o serviço, a VTEX, plataforma de implantação de lojas virtuais, conta com sete afiliadas. São elas: Aarin, Adyen, Iugu, Mercado Pago, Pagar.me, PayMee e Spin Pay. Confira o passo a passo no site da VTEX (aqui)

Lembrete: Como já vimos, novas tendências tem potencial para angariar novos consumidores, que gostam de experimentar novidades. Portanto, ao incluir o pagamento por PIX na sua rotina de venda, divulgue amplamente a opção nas redes sociais, assim como no próprio site.

A Econverse pode ajudar na implantação 😉

Para instalar o PIX na sua loja virtual, a Econverse tem uma equipe preparada para o job! Inclusive, alguns clientes da agência já implantaram o pagamento por PIX em seus sites.

Quer sair na frente da concorrência? Entre em contato pelo e-mail: contato@agenciaeconverse.com.br

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