29 de março, 2019

Por que é tão importante conteúdo para a sua loja virtual?

Tráfego, conversão e receita são as três bases gerais para uma loja virtual. E, geralmente, o primeiro item é o que mais causa dúvidas no e-commerce. O que, afinal, gera tráfego numa página? As respostas são diversas, mas uma delas é geralmente uma deficiência comum do mercado virtual: a produção de conteúdo.

Entendemos conteúdo como uma série de informações sobre produtos, serviços, comportamentos e novidades, geralmente ligadas ao público-alvo do site. Se você tem uma loja virtual especializada em doces, poderíamos considerar conteúdo um vídeo contando a história do brigadeiro, por exemplo. Ou então, uma loja virtual de roupas esportivas publicando um podcast sobre práticas esportivas e a importância da vestimenta adequada para cada modalidade.

Como definir o conteúdo da minha loja online?

O primeiro passo é entender o seu público-alvo. Seja um stalker da sua audiência, saiba a idade dela, por qual dispositivo ela costuma navegar pela sua loja e quais são os interesses dela. Isso ajuda você com os temas e abordagens mais assertivas.

Às vezes, seu público médio são homens, entre 25 e 40 anos, que acessam sua página pelo computador e tem interesse em empreendedorismo e negócios. Sua loja virtual de produtos para escritório pode aproveitar essas informações, postando conteúdo sobre novas tendências e produtos para deixar seu ambiente profissional mais intuitivo, ou dicas de como utilizar espaços e itens para tornar reuniões mais produtivas.

Além de escolher temas que envolvam seus produtos e serviços, é importante definir quais serão os canais utilizados. O podcast é uma opção quando seu conteúdo tende a ser mais extenso e pesado. Ou você pode recorrer ao recurso do vídeo, se o visual for essencial ou for necessário ser mais didático. Textos no estilo blog são ótimos quando é preciso ser rápido e direto. De acordo com uma pesquisa do site Tecnoblog, 34 milhões de brasileiros são leitores assíduos de blogs.

Nesse momento, vale a pena ter feeling e analisar os dados de acesso para entender qual canal seu público prefere, ou ainda, se uma junção deles é uma melhor escolha.

Confiança é vantagem

Além de aumentar o tráfego da sua loja virtual, a geração de conteúdo também é uma aliada quando pensamos na relação entre sua marca e seu público. Falar sobre assuntos voltados ao mundo dos seus produtos cria ao cliente uma sensação de confiança e conhecimento sobre sua área de atuação.

Por exemplo, se sua loja virtual é voltada ao público jovem e vende aparelhos eletrônicos para computador, notebook e celular, postar informações, novidades, reviews de produtos e sugestões é o ideal. Isso não apenas cria um canal de informações sobre esse universo, como entrega ao consumidor a sensação de que você tem conhecimento sobre o assunto e pode oferecer a melhor experiência para seu cliente. Quanto mais forte for essa relação, maiores as chances de indicarem sua loja para compras, como também fortalece sua reputação e posição no oceano de opções disponíveis na internet.

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