Em 2019, as vendas online durante a Black Friday superaram a marca de R$ 3,2 bilhões, de acordo com a Ebit Nielsen. A expectativa da consultoria é de um crescimento de 20% em receita, comparado ao ano passado. A previsão é de que os setores de eletrônicos e smartphones, móveis e decoração, produtos fitness e cuidados com o corpo impulsionarão a Black Friday 2020.
Se ao consumidor final a Black Friday é para aproveitar ofertas, para o e-commerce brasileiro é tempo de investir e faturar. Em pesquisa da consultoria americana McKinsey & Company, 30% dos entrevistados disseram que pretendem passar o menor tempo possível dentro das lojas físicas, enquanto 26% afirmaram que irão ao comércio físico somente se for necessário.
Mas, por onde começar? Para ajudar você que não quer perder a oportunidade de gerar receita na data sazonal que já supera o Natal em faturamento, mas não sabe por onde começar, levantamos 5 pontos essenciais para que sua loja virtual performe bem e garanta que você não termine a data sem aproveitar tudo que ela oferece.
1) Garanta a estrutura da sua loja virtual
Imagine o seu consumidor finalizando a compra quando, ao avançar para o carrinho, a loja cai, o site não gera o boleto, ou os botões e elementos do portal não funcionam corretamente. Para 32% dos usuários, segundo o Google, um ambiente de compra com erros e pouco intuitivo gera insegurança e desconfiança, fazendo com que o consumidor procure outro site para realizar a compra. Faça um check-up no código da página, em todo fluxo de compra e garanta que sua loja tem estrutura para o evento.
2) Tenha uma estratégia
Aumentar a faixa de desconto ou aumentar as vantagens? Ofertar mais benefícios ou focar só nos produtos mais desejados? Para a Black Friday 2020 é importante entender os desejos e necessidades dos consumidores e construir estratégias a partir disso. Como será o trabalho visual? A comunicação com o cliente será realizada como? Quanto é necessário investir em campanhas? Defina metas, estude a sua concorrência e tenha uma visão objetiva do que essa sazonalidade pode trazer de resultados. Só mudar a cor do site para preto e oferecer descontos não é o suficiente.
3) Atenção ao estoque nunca é demais
Um dos pontos críticos da edição da Black Friday deste ano é o estoque. Além de garantir produtos suficientes para a Black Friday, será preciso reservar estoque para o Natal e, sendo o caso, para os primeiros meses do ano seguinte.
4) Mostre o diferencial do seu site
A Black Friday passa, mas a experiência de consumo do cliente não. Aproveite para encantar os novos consumidores com tudo aquilo que sua loja tem de melhor. Seu e-commerce trabalha com produto exclusivo? Seus benefícios são diferenciais de mercado? A data é uma ótima aliada para gerar recorrência de compra. Por isso, aposte também em expor ao usuário tudo o que sua loja tem a oferecer, independente do calendário.
5) Relacionamento com o cliente é essencial
Mais de 40% dos shoppers brasileiros disseram, em pesquisa para o Google, que voltam a consumir em lojas onde o atendimento foi considerado eficiente e descomplicado. Portanto, aposte em uma equipe ou pessoa que cuide especificamente do seu consumidor, tirando dúvidas e oferecendo auxílio, seja através de chat, e-mail, WhatsApp e afins. Redes sociais são ferramentas úteis para aproximar potenciais clientes do seu e-commerce, antes e depois da Black Friday 2020.
Gostou das dicas? Ainda tem dúvidas ou precisa de ajuda com a Black Friday? Aqui na Econverse nós adoramos conversar sobre estratégias, e-commerce e tomar café! Fale com a gente ou faça uma visita!