25 de março, 2021

Mobile First – O que é e principais vantagens

Antes de começar, gostaríamos de saber: Em qual aparelho eletrônico você está lendo este texto? Se sua resposta for “no celular” ela está atrelada ao objetivo deste artigo: mostrar que o ponto de partida de um e-commerce, hoje em dia, deve ser o Mobile First.

Em uma tradução literal, o conceito significa “móvel primeiro“. Ou seja, o website deve ser criando tendo a tela do celular como norte. A partir disso, a estrutura pode ser adaptada para outros dispositivos, como os computadores de mesa (desktops), notebooks ou tablets.

Mobile é o caminho

A escolha por ter o mobile como ponto de partida não é atoa. Um levantamento, divulgado em 2018 pelo site americano Visual Capitalist, revelou que o telefone móvel demorou apenas 12 anos para atingir 50 milhões de usuários ao redor do mundo. Isso representa uma década de diferença para a televisão, por exemplo, que levou 22 anos para alcançar o mesmo número. 

A pequena tela também cativou os brasileiros. Segundo a Pesquisa Anual do Uso de Tecnologia da Informação, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em junho de 2020 o Brasil contabilizava 1,2 telefones (fixo ou móvel) por habitante. Até o meio do ano passado, eram 234 milhões de smartphones em uso no país, enquanto os computadores somavam 190 milhões.

Adesão no e-commerce

Com a invasão dos celulares no cotidiano da população, vários setores tecnológicos foram beneficiados. Um deles foi o e-commerce, que registrou alta de 68,15% em vendas e 87,65% em faturamento entre janeiro de 2020 e janeiro 2021, de acordo com o índice MCC-ENET.

Dentro desse universo do comércio eletrônico, 74% dos brasileiros já utilizavam o smartphone em algum ponto do processo de compra em 2018, segundo o SPC Brasil. Já em 2020, a plataforma de e-commerce Betalabs divulgou que o celular se tornou a principal conexão do consumidor com as lojas virtuais, totalizando 72,69% dos acessos. 

A projeção desse cenário é promissora para os próximos anos. Uma pesquisa da empresa de tecnologia financeira FIS, divulgada neste mês de março, mostra que a venda pelo mobile no Brasil tende a crescer 17% ao ano até 2024, sendo o meio com desenvolvimento mais rápido do país. O levantamento também apontou que em 2020 o e-commerce brasileiro teve a maior taxa de crescimento dos últimos cinco anos. 

Benefícios do mobile first

Com tantos indicadores mostrando o “caminho de tijolos amarelos”, nada mais sensato do que dar uma chance ao conceito do mobile first. Para o dono de e-commerce, essa é uma oportunidade de desenvolver estratégias de vendas e atrair novos clientes.

Pensando nisso, o ideal é partir de um design para o formato do celular. Assim, o mobile first garante que a página da sua loja virtual carregará corretamente no dispositivo móvel, proporcionando uma experiência completa e assertiva ao usuário. 

Entre as vantagens do mobile first estão:

1) Ranqueamento no Google

Desde 2018, a plataforma observou que a maioria das pesquisas era feita pelo celular. Assim, o ranqueamento dos sites no mecanismo de busca passou a ser ditado pelo mobile first. Portanto, lojas online pensadas para o mobile tem mais visibilidade no Google e, com isso, mais chances de serem encontradas pelo consumidor.

2) Melhora a experiência do usuário

Cada vez mais, o cliente quer agilidade no processo de compra. Assim como, poder realizá-la a qualquer hora ou lugar. E o celular, que está sempre à mão, certamente será o escolhido para isso.

Então, trabalhe a experiência do usuário no processo de compra online. Se ele está comprando pelo celular é porque quer agilidade e facilidade. Aqui também vale otimizar o processo de venda e investir em novas formas de pagamento, como o PIX (saiba mais).

3) Traz agilidade no carregamento de páginas

Por ter limitações, devido ao tamanho da tela, o design do mobile first garante mais agilidade no carregamento de páginas. Este ponto torna a navegação fluida e traz agilidade de resposta ao usuário. Além de ajudar no engajamento com o e-commerce. 

4) Aumenta a credibilidade

Lojas virtuais que travam menos, com um bom ranqueamento no Google e de fácil uso aumentam a credibilidade da marca. Assim, o mobile first faz com que a relação entre consumidor e e-commerce se torne mais sólida. Como também, evita eventuais rejeições ou desistências de compra.

Hora de pôr em prática

Agora que você já sabe o que é mobile first e a importância dele, o que está esperando para aplicar esse método no seu e-commerce? Não deixe de lado boas oportunidades de negócio e faturamento por falhas no mobile.

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