Em uma tradução literal, o conceito significa “móvel primeiro“. Ou seja, o website deve ser criando tendo a tela do celular como norte. A partir disso, a estrutura pode ser adaptada para outros dispositivos, como os computadores de mesa (desktops), notebooks ou tablets.
Mobile é o caminho
A escolha por ter o mobile como ponto de partida não é atoa. Um levantamento, divulgado em 2018 pelo site americano Visual Capitalist, revelou que o telefone móvel demorou apenas 12 anos para atingir 50 milhões de usuários ao redor do mundo. Isso representa uma década de diferença para a televisão, por exemplo, que levou 22 anos para alcançar o mesmo número.
A pequena tela também cativou os brasileiros. Segundo a Pesquisa Anual do Uso de Tecnologia da Informação, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em junho de 2020 o Brasil contabilizava 1,2 telefones (fixo ou móvel) por habitante. Até o meio do ano passado, eram 234 milhões de smartphones em uso no país, enquanto os computadores somavam 190 milhões.
Adesão no e-commerce
Com a invasão dos celulares no cotidiano da população, vários setores tecnológicos foram beneficiados. Um deles foi o e-commerce, que registrou alta de 68,15% em vendas e 87,65% em faturamento entre janeiro de 2020 e janeiro 2021, de acordo com o índice MCC-ENET.
Dentro desse universo do comércio eletrônico, 74% dos brasileiros já utilizavam o smartphone em algum ponto do processo de compra em 2018, segundo o SPC Brasil. Já em 2020, a plataforma de e-commerce Betalabs divulgou que o celular se tornou a principal conexão do consumidor com as lojas virtuais, totalizando 72,69% dos acessos.
A projeção desse cenário é promissora para os próximos anos. Uma pesquisa da empresa de tecnologia financeira FIS, divulgada neste mês de março, mostra que a venda pelo mobile no Brasil tende a crescer 17% ao ano até 2024, sendo o meio com desenvolvimento mais rápido do país. O levantamento também apontou que em 2020 o e-commerce brasileiro teve a maior taxa de crescimento dos últimos cinco anos.
Benefícios do mobile first
Com tantos indicadores mostrando o “caminho de tijolos amarelos”, nada mais sensato do que dar uma chance ao conceito do mobile first. Para o dono de e-commerce, essa é uma oportunidade de desenvolver estratégias de vendas e atrair novos clientes.
Pensando nisso, o ideal é partir de um design para o formato do celular. Assim, o mobile first garante que a página da sua loja virtual carregará corretamente no dispositivo móvel, proporcionando uma experiência completa e assertiva ao usuário.
Entre as vantagens do mobile first estão:
1) Ranqueamento no Google
Desde 2018, a plataforma observou que a maioria das pesquisas era feita pelo celular. Assim, o ranqueamento dos sites no mecanismo de busca passou a ser ditado pelo mobile first. Portanto, lojas online pensadas para o mobile tem mais visibilidade no Google e, com isso, mais chances de serem encontradas pelo consumidor.
2) Melhora a experiência do usuário
Cada vez mais, o cliente quer agilidade no processo de compra. Assim como, poder realizá-la a qualquer hora ou lugar. E o celular, que está sempre à mão, certamente será o escolhido para isso.
Então, trabalhe a experiência do usuário no processo de compra online. Se ele está comprando pelo celular é porque quer agilidade e facilidade. Aqui também vale otimizar o processo de venda e investir em novas formas de pagamento, como o PIX (saiba mais).
3) Traz agilidade no carregamento de páginas
Por ter limitações, devido ao tamanho da tela, o design do mobile first garante mais agilidade no carregamento de páginas. Este ponto torna a navegação fluida e traz agilidade de resposta ao usuário. Além de ajudar no engajamento com o e-commerce.
4) Aumenta a credibilidade
Lojas virtuais que travam menos, com um bom ranqueamento no Google e de fácil uso aumentam a credibilidade da marca. Assim, o mobile first faz com que a relação entre consumidor e e-commerce se torne mais sólida. Como também, evita eventuais rejeições ou desistências de compra.
Hora de pôr em prática
Agora que você já sabe o que é mobile first e a importância dele, o que está esperando para aplicar esse método no seu e-commerce? Não deixe de lado boas oportunidades de negócio e faturamento por falhas no mobile.
A Econverse pode esclarecer todas suas dúvidas e tornar seu projeto mais atrativo. Neste momento de agravamento da pandemia em São Paulo, estamos em home-office, mas, 100% disponíveis. Fale com a gente!
Contatos Econverse
Telefone: +55 11 5199-4095
Celular: +55 11 99574-1825
E-mail: contato@agenciaeconverse.com.br