Imagine um cenário, onde seus clientes reclamam que não conseguem acessar sua loja virtual. Alguns dizem que não acham mais a loja, outros, que determinadas páginas estão fora do ar. Além de causar desespero e reclamações desnecessárias, problemas como este são comuns após migrações, ou por falta de informação e conhecimento do novo ambiente ou, ainda, por falta de atenção no dia a dia. Esse problema pode ser solucionado com o Redirect 301.
Como lembra a própria VTEX, o redirecionamento 301, conhecido também como redirecionamento permanente, transfere todos os dados importantes da URL original (PageRank, Popularidade de Links, etc) para a nova URL.
Geralmente, erros como o citado anteriormente ocorrem já que, com a troca da plataforma, também mudam o domínio e endereço de URL. Às vezes, a página da categoria que tinha o caminho www.sualoja.com/sapatos, após a migração para o padrão VTEX se torne www.sualoja.com/p/sapatos. Essa mudança na URL tende a impactar diretamente na sua estratégia, uma vez que pelo menos metade do tráfego é feita por buscadores.
O redirecionamento impede penalizações que podem acontecer em ferramentas de busca, garante o funcionamento e o fluxo de visitas na loja virtual e, ainda, impede que o usuário tenha uma experiência ruim com a marca. É possível ainda usar o recurso Redirect 301 para produtos similares, aproveitando a indexação para uma categoria, produto ou Landing Page.
Como fazer o Redirect 301
O primeiro passo para utilizar o Redirect 301 é mapear as URLs do site, em especial aquelas com mais acessos. Essa etapa é fundamental para certificar quais locais do seu portal necessitam de redirecionamento, e quais não. O recurso também é importante para o controle das páginas que mais engajam seu cliente. Isso traz dados e possibilita insights interessantes. Uma página de grande engajamento é de um produto que não está mais disponível? Um lançamento antigo ainda rende acessos? O redirecionar pode ser válido aqui.
Após isso, o redirecionamento pode ser feito através do Gerenciador de Portal, acessando a opção de “Mapeamento de Urls”. Nessa opção, é possível adicionar e redirecionar as URLs manualmente, uma por uma. Assim, é possível determinar por quanto tempo o Redirect 301 estará ativo.
São muitas URLs? Não tem problema! A VTEX permite que essa organização de redirecionamento seja feita através de uma planilha de Excel. No site da VTEX há um passo a passo de como realizar o processo (confira). Ainda tem dúvidas? Entre em contato com a Econverse.