Na prática, B2B, ou Bussiness To Bussiness, se refere a negócios e transações feitas de uma empresa para outra, seja com oferta de serviços ou produtos. Já o B2C, ou Bussiness To Consumer, tem o cliente final como objetivo, sendo que a empresa está vendendo diretamente para seu público-alvo.
Principais diferenças entre B2B e B2C
O Bussiness To Consumer, cuja direção aponta para o grande público, tem por base compreender e atender as necessidades básicas e desejos desse público. O foco aqui geralmente é em campanhas de relacionamento e conversão de vendas. Por se tratar do consumidor, que toma a decisão de compra e consumo por si só, a abordagem tende a ser mais agressiva e abrangente.
Já no Bussiness to Bussiness, a comunicação e marketing acontecem de maneira mais prática e direta. Nele, o objetivo é reduzir custos, gerar leads de qualidade e trabalhar no crescimento do lucro geral.
Abordagens para B2B
Sua loja virtual representa sua empresa? O Co-Branding pode ser uma opção. No processo, as empresas parceiras unem forças na criação de conteúdo, o que pode impulsionar as vendas e a escalabilidade. Empresas como GE e Microsoft utilizam da estratégia, que gera soluções e possibilidade de explorar o mercado. Isso não só cria um ambiente mais favorável para campanhas com o foco em B2B, como também, permite fortalecer a marca diante de empresas maiores.
Precisa de uma estratégia menos ousada? O uso de informações e dados serão seus aliados para decisões mais assertivas, uma vez que o público corporativo B2B pede mais confiança e foco em resultado e investimento. Esse mercado requer também investimentos em eventos, workshops, conteúdo online, webnários e outras estratégias que exponham a capacidade técnica e crítica da empresa contratada.
Mas, não se engane. Embora sejam clientes cujas decisões são tomadas em conjunto, ou analisadas cuidadosamente, com negociações que podem durar meses, invista em uma linguagem mais simples e informal, já que ainda estamos nos comunicando e nos relacionando com pessoas.
Técnicas de B2C
Quando o alvo for o B2C, fatores emocionais, sensação de ganho e exclusividade serão cartas na manga para o faturamento do seu e-commerce crescer. Aqui, também vale o investimento em conteúdo e inovação, já que o cliente Bussiness To Consumer está rodeado de um mar de opções. Pensar em como seu site responde na navegação mobile, ou entender os feedbacks do seu público-alvo, são exemplos de pontos que devem ser levantados e estudados para maiores conversões e ganhos.
Conseguir ser relevante no ambiente do comércio eletrônico, que cresce a cada ano no país, pode não ser uma tarefa fácil. Isso exige estudo, análise e agilidade para não perder oportunidades de negócio. Nesse aspecto, as agências de marketing digital serão suas aliadas. Elas vão garantir a melhor estratégia e linguagem para o seu projeto. Além de serem capazes de criar um ambiente virtual para potencializar sua marca, trazendo opções nesse mercado extenso e competitivo.
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Quer saber mais sobre o B2B e B2C pode impactar na sua loja virtual? Ainda tem dúvidas sobre as abordagens e sobre como desenhar a melhor estratégia? Fale com a Econverse! Adoramos tomar um café e trocar experiências.
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