Como funciona o Dropshipping na prática?
O melhor exemplo de Dropshipping é a gigante Amazon. A companhia vende milhares de produtos a cada hora, mas a grande parte deles não vêm da fábrica própria, mas sim, do estoque de outras empresas que fornecem as mercadorias.
A ideia central dessa prática é diminuir os custos de armazenamento e transporte até o consumidor final. Aqui, a função da loja virtual é a venda de produto, o marketing e divulgação, o atendimento ao cliente e afins.
Quando um produto é vendido no ambiente digital, ocorre a confirmação de pagamento, liberando o produto para ser enviado. Nesse momento, a empresa aciona o fornecedor sobre a compra, repassando os dados da encomenda. O fornecedor, então, faz a separação do produto, embala e envia a mercadoria para o cliente.
Observe que em nenhum momento do processo a empresa responsável pela loja virtual teve acesso ao produto em si. Isso possibilita que seu escritório seja apenas um notebook, com conexão de internet. Assim, quando não se possui um capital grande para investir na abertura de um negócio, principalmente na área do e-commerce, o Dropshipping se torna uma ótima opção. Este conceito tem adeptos que vão desde pequenos empresários até grandes companhias.
Vantagens do Dropshipping para uma loja virtual
A principal vantagem para sua loja virtual é o baixo investimento. Com o Dropshipping não será necessário grandes investimentos em estoque e transportes, etapas que serão de responsabilidade de um terceiro. O investimento inicial aqui será com o serviço de hospedagem da loja virtual. Depois, será preciso investir em uma agência de marketing digital, para elaborar estratégias de visibilidade da sua marca na internet.
Não ter a necessidade de se preocupar com o processamento dos pedidos realizados, além de ter liberdade de trabalhar de onde você deseja, ajuda não apenas no investimento que seria necessário para alugar uma sala comercial ou algo do tipo, como permite trabalhar com seu negócio diretamente da sua casa.
Os produtos estão bem armazenados? O produto vendido na loja está disponível no estoque? Essas não serão suas preocupações, já que essa demanda pertence a terceiros após a implantação do Dropshipping. Outro benefício é que mesmo que falte a mercadoria em estoque, será possível adquiri-la de outro fornecedor. Esse modelo é tão confiável que grandes nomes do varejo, como a Sears, utilizam esse método.
Desvantagens não se sobrepõe aos benefícios
Por outro lado, as desvantagens tem muito mais ligação com o controle e administração do negócio. Neste ponto, pode ser difícil vender produtos dos quais você nunca viu, já que eles estão armazenados em determinado fornecedor. Para driblar esse problema, estude o produto que você está vendendo.
Outros obstáculos que podem aparecer são possíveis problemas com transporte e entrega de mercadorias. Portanto, mantenha uma boa relação com a transportadora com que for trabalhar. Também será preciso se atentar para evitar fornecedores não tão confiáveis. Assim como, sempre sincronizar o estoque de produto dos fornecedores com sua loja virtual – um e-commerce desenvolvido em Shopify já tem essa opção como o eCommHub.
Lembre-se: Tenha uma visão geral do seu negócio, o comando e monitoramento deve partir sempre de você. Por isso, fique atento à necessidade de oferecer qualidade e agilidade no atendimento ao cliente. Ela é essencial para a saúde do seu projeto, e para ter um bom processo de venda.
Quer saber mais sobre Dropshipping e como ele pode impactar na sua loja virtual? Entre em contato com a gente!