12 de abril, 2019

Spin-off como estratégia para e-commerce

Quando se fala spin-off é comum ligar o termo ao universo de séries e filmes. Better Call Saul, de 2015, é uma série derivada de Breaking Bad, focada no passado do personagem de Saul Goodman, antes de ele virar o advogado de Walter White. Minions, animação também de 2015, é derivada do filme Meu Malvado Favorito, contando as aventuras das criaturas amarelas antes de elas servirem ao mestre Gru. Annabelle é um spin-off de Invocação do Mal, enquanto Desafio em Tóquio faz parte da franquia Velozes e Furiosos.

Spin-off para os negócios não é muito diferente. Neste caso, spin-off seria o processo da criação de uma nova empresa partindo de uma corporação já estabelecida. No cenário de startup, podemos imaginar uma pequena loja virtual, onde o crescimento de um produto é tão grande – e às vezes inesperado – que é necessário repensar o plano de negócio para que um certo item não supere a atividade principal da empresa.

Quer um exemplo prático? A Smiles, administradora de milhagens originada da companhia aérea Gol, foi criada em 2013 e, depois de um ano, já valia 50% a mais do que a empresa mãe. Só no ano de 2011, foram 47 transações de cisão – as chamadas spin-off – somente nos Estados Unidos.

Quando é hora de pensar em spin-off para o seu negócio? 

Imagine a seguinte situação: você possui uma loja virtual focada em produtos para casa e decoração. Após algumas pesquisas de mercado, para alavancar as vendas do seu e-commerce, você lança um novo serviço em seu site, focado no design de interiores de empresas e lojas. O serviço é um sucesso, trazendo um grande retorno financeiro, acessos ao site e visibilidade para a marca.

É nesse momento que entra o spin-off. Se o novo serviço se torna maior que a loja virtual do site, ou a demanda cresce a ponto de a administração do seu e-commerce ficar em segundo plano, ou, em um cenário ainda mais positivo, seu negócio virtual e seu trabalho de design de interiores cresce trazendo uma área de atuação diferente do seu plano de negócio, é hora de pensar na possibilidade de criar uma nova empresa para seu produto, ou no nosso caso, para seu o novo serviço.

A separação das duas atividades – serviço de design de interiores e a loja virtual – torna não apenas a administração de ambos os negócios mais sólida, como evita que uma atividade ofusque a outra. O seu novo produto ou serviço tem alguma ligação com seu portfólio atual? Então pode ser interessante manter tudo em um lugar só. Mas se o sucesso e constantes melhorias transformam sua novidade em algo maior, ou com pouca relação com a missão central da empresa, chega o momento de experimentar o spin-off.

Planejar é o segredo 

É essencial desenvolver um plano de negócios para corroborar a viabilidade, a solidez da atividade e o retorno esperado. Compreender o papel do seu spin-off no mercado, assim como os principais concorrentes e o público-alvo evita, além de dor de cabeça, a perda de uma boa oportunidade de negócio.

Nessa situação, as agências de marketing digital serão as grandes aliadas para o setor de e-commerce. Elas poderão criar bases para a decisão de spinoffizar uma atividade da sua loja virtual, trazendo dados de navegação, informações do mercado e a estrutura organizacional para seu novo serviço na web. E ainda, ajudaram a diminuir o fluxo de trabalho que essa função traria para sua equipe.

Alguma categoria do site da minha loja traz mais resultados do que outra? Deveria focar em algum segmento específico para melhorar a receita? É hora de dividir as atividades para lucros maiores e maior eficácia dos meus serviços? Essas são perguntas que uma agência de marketing digital deve ser capaz de responder, munindo o empresário de informações e dados suficientes para uma decisão assertiva.

Ainda ficou dúvidas? Gostaria de saber mais sobre as possibilidades de spin-off para seu negócio? Aqui, nós adoramos falar sobre tendências. Entre em contato com a gente!

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