Para sanar todos esses problemas, o Data Driven pode trazer bases para escolhas e decisões de negócio. Tendência em voga desde 2016, essa metodologia usa como base a análise massiva de dados para orientar decisões, oportunidades e soluções efetivamente assertivas.
O que é Data Driven
A grosso modo, Data Driven é sobre ser “direcionado por dados”, independente da finalidade. Está na hora de fazer uma nova campanha para alavancar as vendas da loja digital? Qual a melhor cor e posição do botão comprar na versão mobile do seu e-commerce? Todos esses questionamentos podem ser respondidos com as informações levantadas pelo Data Driven.
Esse método ganhou espaço depois que a IBM realizou pesquisas de utilização de dados, o que impulsionou grandes empresas a adotar o processo em cases de sucesso ao redor do mundo. De acordo com a IBM, a previsão é de que até 2020 quase 80% das empresas utilizem essa metodologia como base de soluções e decisões de negócio.
Dados são essenciais para lojas virtuais, uma vez que o comportamento do cliente, sua resposta ao ambiente digital, sua escolha de compra ou sua região podem apontar grandes oportunidades de negócio. Assim como, pode trazer soluções práticas para problemas ocasionais.
Por exemplo, uma determinada região rende maiores acessos a sua página, seus novos produtos e lançamentos, mas uma região improvável, com menor taxa de acessos, rende uma maior receita e número de conversão. Com o auxílio do Data Driven é possível medir diretamente os impactos disso: se o resultado aponta para uma região com menor oferta do produto procurado; se é necessário diminuir o valor de frete; ou se a oferta de produtos é de interesse da região.
A geração de KPI’s para definição de qualidade, performance da página e das campanhas são bases para qualquer mercado, principalmente para o e-commerce.
Dados na Plataforma VTEX
É possível gerar vários tipos de relatórios na plataforma VTEX, seja para análises de vendas, demanda, estoque, etc. Mas algumas ferramentas podem turbinar a geração de KPI’s interessantes. Diretamente na plataforma, é possível extrair arquivos para o Excel, alimentando relatórios e gerando informações para seu negócio.
Mas, se você não tem muita familiaridade com Excel, ou se você tem alguma dificuldade com essa área, temos algumas sugestões para você:
1) In-Page Analytics
Google Analytics Chrome Extension é uma extensão do Google Chrome que permite analisar como as pessoas interagem com sua página. A opção traz informações como: taxa de rejeição, visualizações da página, porcentagem de saída, etc.
2) SEMRUSH
Com versões gratuitas e pagas, o SEMRUSH é uma ferramenta web que traz informações SEO preciosas para sua loja virtual. Nela, é possível saber quais palavras de pesquisa apontam para sua página, como também os principais sites concorrentes, links externos que apontam para seu e-commerce e outras informações.
3) Yandex.Metrica
Já o Yandex conta com informações como: acesso da página, idade dos visitantes, taxa de conversão e demais informações SEO, comuns em ferramentas do tipo. Mas, duas funcionalidades são os destaques desse recurso: o mapa de calor, que aponta como a navegação do seu site é realizada, através dos cliques na sua página; como a possibilidade de assistir literalmente como a navegação ocorre, através de um vídeo da experiência do usuário navegando na loja. Seu layout intuitivo e a gama de informações na versão gratuita rendem bons insights, além de trazer bons dados para diferentes tipos de análise.
As ferramentas de dados ainda parecem confusas? Trabalhar com dados parece complicado? Por sorte, nós da Econverse adoramos análises e trocas de informações. Entre em contato com a gente!
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