18 de março, 2019

Sazonalidade – Como ela pode ser útil para o seu negócio?

Você já ouviu falar em sazonalidade? Apostar em estratégias voltadas para o calendário pode ser a saída para grande parte dos momentos de um comércio online.

No dia-a-dia, o recurso ajuda a criar campanhas para sua loja virtual, seja para aumentar a quantidade de visitas, ou para aumentar as vendas. Além de auxiliar com barreiras como custo de promoção, tempo de execução da campanha, alocação da equipe, ou ainda, falta de ideia que pareça efetivamente válida.

O que é Sazonalidade?

Sazonalidade se refere diretamente ao tempo e à eventos. São comemorações pré-determinadas pelo calendário oficial, que pertencem a determinado grupo ou setor. Alguns exemplos são as datas comemorativas, como o Dia das Mães ou Natal; os grandes eventos, com o Rock In Rio ou a final de um campeonato de futebol; a chegada das estações do ano; e os aniversários de clientes. Mas, o exemplo que já é clássico para o e-commerce é a Black Friday.

Na prática

O e-commerce brasileiro já aprendeu a lição: utilizar a sazonalidade para conseguir direcionar melhor seus produtos e serviços. O método é capaz de gerar os melhores resultados, e ainda é útil para tirar do estoque aqueles produtos parados por muito tempo.

Mas antes de abrir o calendário e aproveitar as vantagens do Marketing Sazonal, é preciso tomar alguns cuidados:

1) Prepare seu estoque

Novos clientes podem evitar posteriormente sua loja se aparecer a frase “produto em falta no estoque” ou “vendemos todo o estoque”. Isso pode trazer também uma perda receita direta.

2) Mantenha seu suporte pronto

Em ocasiões do tipo, a grande quantidade de acessos pode resultar em problemas. A fim de evitar que a loja saia do ar, ou que não carregue a página corretamente, deixe o suporte VTEX ou Shopify a postos. Em ocasiões do tipo, tempo é dinheiro.

3) Comunicação visual deve ser coesa 

Para ocasiões específicas, como o Dia dos Pais por exemplo, é importante que sua loja referencie a data de alguma forma. Essa referência pode ser feita alterando cores, adicionando um banner específico ou criando uma página especial.

4) Contrate profissionais 

Ao usar da sazonalidade, esteja pronto para uma demanda além do que é esperado. Pensando nisso, as agências de marketing digital podem ser poderosas aliadas para sua campanha. Além do know-how esperado, as agências podem oferecer suporte para sua loja e estratégias mais assertivas.

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A Econverse é uma agência de marketing digital voltada para a prestação de serviço para e-commerce. Temos certificação em VTEX e Shopify e adoramos investir em sazonalidade. Vamos conversar sobre como implantar essa estratégia? Entre em contato.

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